Publicado por Redação em Dental - 21/12/2015 às 11:57:17

Arrume os dentes e melhore a dor nas costas

A respiração bucal pode ser uma das causas para os problemas de postura

Problemas na postura que geram dor podem ter origem na boca

Sabe aquela dor nas costas que te incomoda todos os dias? A origem dela pode estar na sua boca. Segundo o cirurgião-dentista Alexandre Bussab, da Clínica Dental Saúde, o alinhamento dos dentes pode interferir até na sua postura. “Geralmente um problema postural, e de má oclusão dos dentes pode gerar dores nas regiões da cabeça, pescoço e coluna, devido ao sistema muscular e esquelético não estar em harmonia”, diz.

Isso porque, a musculatura da cabeça, do pescoço e das costas é interligada. “Assim, além de uma desarmonia estética com um sorriso prejudicado e de eventuais alterações fonéticas, com a comunicação afetada, a posição dos dentes pode provocar desvios na postura, que se não tratados, causa dores nos joelhos, coluna e nos pés”, afirma.

O especialista explica que, na maioria dos casos, a respiração bucal crônica está ligada a este quadro. “As crianças com respiração oral mudam a postura da cabeça para facilitar a entrada de ar pela boca, o que leva a um problema postural e muda toda musculatura da região, criando um mau posicionamento dos dentes”.

Para prevenir o problema, deve ser feito um acompanhamento por parte de um médico e um dentista, assim o problema pode ser diagnosticado e tratado logo no início. Já para tratar, é preciso fazer toda a documentação, tanto odontológica como por um otorrino, para verificar se não há obstruções nas vias respiratórias. “Após isso, é iniciado o tratamento ortodôntico corretivo, para melhorarmos o posicionamento dos dentes e da arcada. Também é recomendado procurar um profissional gabaritado que possa colocar o corpo no seu devido lugar, com uma reeducação postural”, diz Bussab.

Fonte: Terra Saúde Bucal


Massificados

Posts relacionados

Dental, por Redação

O que esperar de sua visita ao dentista

Antes de qualquer coisa, é importante achar um profissional com quem você se sinta à vontade. O passo seguinte é marcar uma consulta para um exame completo, mesmo que aparentemente não haja nada de errado.

Dental, por Redação

Escovação deve ser feita desde os primeiros dentes

Neste Dia das Crianças é bom lembrar a importância da escovação de dentes dos pequenos. Dicas simples podem evitar o aparecimento de cáries, como o uso de creme dental com flúor e criar o hábito de limpar os dentes após a amamentação noturna.

Dental, por Redação

Refrigerantes podem ser um problema para a saúde bucal

Nas diversas regiões do Brasil, as pessoas usam palavras diferentes para identificar um refresco adocicado e gaseificado -- o refrigerante. Porém, não importa o nome que se use, trata-se de algo que pode provocar sérios problemas de saúde bucal.

Dental, por Redação

Dicas para prevenir o mau hálito

Realize escovações adequadas de 3 a 4 vezes por dia, associadas ao raspador lingual e ao fio dental

Deixe seu Comentário:

=