Publicado por Redação em Dental - 22/06/2011 às 11:49:45

Própolis e Endodontia (tratamento de canal)

Produto natural, produzido pelas abelhas para vedar suas colméias e protegê-las contra microrganismos, a própolis apresenta propriedades antimicrobiana, antiinflamatória, cicatrizante, imunomoduladora, antimutagênica, conhecidas pela medicina popular e comprovadas na literatura científica. Por isso, o desenvolvimento de pesquisas envolvendo a própolis vem aumentando ano a ano.

Na odontologia, diversos estudos têm demonstrado sua efetividade em inibir a formação de placa bacteriana. A aplicação da própolis na terapêutica endodôntica ainda tem sido pouco explorada. Por apresentar todos os efeitos já citados, a própolis tem tudo para ser uma ótima opção de medicação intracanal, pois o tratamento endodôntico (tratamento de canal) sempre busca a diminuição do processo inflamatório no periápice e o completo reparo dos tecidos periodontais apicais.

Partindo desta hipótese, surgiu a proposta do desenvolvimento de uma fórmula a base de própolis para ser utilizada como medicação intracanal. Inicialmente foram testadas as atividades antiinflamatória e antimicrobiana de formulações líquidas desenvolvidas pelo laboratório de farmacotécnica da Universidade Estadual de Maringá-UEM, a partir de extrato bruto de própolis. Todos os testes em ratos foram desenvolvidos no Laboratório de Inflamação da Universidade Estadual de Maringá-UEM.

Os resultados encontrados foram promissores e deram subsídios para o desenvolvimento de formulações pastosas, as quais serão agora testadas através de uma parceria entre a Universidade Estadual de Maringá-UEM e a Faculdade de Odontologia de Bauru – FOB/USP.

Fonte: odontologika.uol.com.br | 22.06.11


Posts relacionados

Dental, por Redação

Abscessos Bucais

O abscesso é um processo inflamatório e infeccioso agudo, com formação, acúmulo e liberação de pus, que pode ocorrer em qualquer parte da boca, estando relacionados, normalmente, aos dentes ou na gengiva que os envolve.

Dental, por Redação

Mantenedores de espaço podem ajudar os dentes permanentes a crescerem na posição certa

Os dentes decíduos geralmente começam a aparecer quando o bebê tem entre 6 meses e um ano de idade. Os dentes decíduos ajudam as crianças a mastigar e falar. Também mantêm o espaço na mandíbula e maxila para os dentes permanentes que estão se desenvolvendo em baixo das gengivas.

Dental, por Redação


Deixe seu Comentário:

=