Publicado por Redação em Dental - 28/11/2011 às 14:03:02

Erosão ácida: causas

Muitas das comidas e bebidas que integram a dieta moderna, incluindo sumos de fruta, vinagre balsâmico, vinho e muitas frutas contêm ácidos que amolecem o esmalte dentário e podem conduzir a uma condição chamada erosão ácida.

Isto acontece quando a superfície do dente é exposta a ácidos oriundos de comidas e bebidas. Neste ponto, a camada dura de esmalte amolece temporariamente.

Com o passar do tempo, este amolecimento pelos ácidos pode causar um desgaste significativo, particularmente, quando combinado com a abrasão pela escovação dentária.

A crescente longevidade da dentição, combinada com a dieta moderna, leva a que os efeitos do desgaste (incluindo os provocados pela erosão) sejam mais comuns e evidentes. Quase todas as pessoas com dentes naturais estão sujeitas a desenvolver alguns sinais de erosão ácida.

O que procurar?

Estados iniciais:

  • sensibilidade no momento do consumo de comidas ou bebidas frias;
  • aspecto arredondado da superfície do dente;
  • os dentes tornam-se amarelados à medida que os ácidos desgastam o esmalte e a dentina subjacente vai sendo exposta.

Estados avançados:

  • coloração ainda mais escura dos dentes;
  • transparência dos bordos incisais;
  • pequenos traços de fractura nos bordos incisais;
  • sensibilidade severa;
  • pequenas fossas na superfície dos dentes.

Erosão ácida: prevenção

Os efeitos da erosão ácida podem afectar pessoas de todas as idades e, uma vez presentes, não podem ser revertidos - a protecção é a melhor política.

O que pode fazer?

  • Evitar escovar os dentes com força usando escovas duras e pastas abrasivas.
  • Beba os refrigerantes ou bebidas gaseificadas rapidamente - não as agite ou retenha por longos períodos na boca.
  • Escolha uma pasta dentífrica que tenha uma baixa abrasividade, isenta de ácidos e com alto teor de flúor biodisponível. Evite pastas clareadoras.

Fonte:http://www.clearodontologia.com.br|28.11.11


Posts relacionados

Dental, por Redação

30% da população tem mau hálito; veja como eliminá-lo

30% da população tem mau hálito; veja como eliminá-lo

Dental, por Redação

Doenças periodontais podem estar ligadas à obesidade

Muitos médicos consideram que a obesidade é uma doença crônica. Sabe-se que os números relativos à obesidade estão aumentando nos Estados Unidos e que mais e mais jovens estão se tornando obesos devido à má-nutrição e hábitos pouco saudáveis.

Dental, por Redação

Brasil vive boom de transplante de osso

A busca por um sorriso perfeito tem lotado os consultórios dentários para alegria não só dos pacientes que recuperam sua autoestima, mas também dos profissionais especializados e de um novato nos bancos de tecidos, o osso.

Dental, por Redação

Crianças com mau hálito pode ser sinal de que a saúde não vai bem

Estudo da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo revelou que 63% das crianças entre três e 14 anos de idade têm problemas com mau hálito. Os odores podem estar relacionados desde a limpeza incorreta dos dentes até problemas no aparelho digestivo.

Dental, por Redação

Novidades tecnológicas fazem dentistas detectar cáries antes ignoradas

Até 2010, Amelia Nuwer, de 22 anos, costumava ir ao dentista anualmente na sua cidade natal Biloxi, no Estado do Mississippi. E a cada ano ela recebia um atestado de que gozava de plena saúde bucal: segundo ele, não havia necessidade de fazer restaurações.

Deixe seu Comentário:

=