Publicado por Redação em Vida em Grupo - 26/09/2014 às 11:09:21

Seguros contra acidentes de trabalho são tema de missão brasileira à UE

Sistemas de seguro contra acidentes de trabalho foram o tema de missão técnica realizada, de 8 a 10 de setembro, por dois servidores do Ministério da Previdência Social (MPS) ao Instituto Nacional de Seguros contra Acidentes de Trabalho da Itália (INAIL), em Roma. A missão foi financiada pelo Projeto Apoio aos Diálogos Setoriais UE-Brasil, coordenado pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) e pela Delegação da União Europeia no Brasil (Delbra).

Na sede do INAIL, a delegação brasileira participou de reuniões para conhecer o sistema italiano de seguros contra acidentes de trabalho, com especial destaque aos mecanismos de financiamento do seguro contra acidentes do trabalho, a concessão de benefícios acidentários e a prestação de serviços de reabilitação profissional.

“No primeiro dia, fomos recebidos, na Direção Geral do INAIL, por representantes das áreas mais relevantes do instituto, como as de prevenção de acidentes do trabalho, avaliação de risco, avaliação econômica, avaliação de saúde, de reinserção no trabalho, de comunicação, de supervisão e de assessoria atuarial”, conta o coordenador-geral de Política de Seguro Contra Acidentes do Trabalho e Relacionamento Interinstitucional do MPS, Paulo César Andrade Almeida.

No segundo dia, os brasileiros foram recebidos pelo presidente do INAIL, Massimo De Felice. Depois, conheceram uma unidade técnico-operacional dedicada à concessão de benefícios no Instituto de Roma Center Square, onde também visitaram consultórios médicos relacionados a análise de causalidade entre a doença e o trabalho.

No último dia da missão, a delegação visitou o centro da prótese Vigorso de Budrio. Localizado na província de Bolonha, é um centro de referência internacional em técnicas de confecção, instalação e adaptação de próteses e órteses.

As informações obtidas na missão constituíram subsídio para a realização de uma análise comparativa entre os sistemas de seguro contra acidentes de trabalho no Brasil e UE. O resultado da análise foi apresentado em seminário internacional realizado nos dias 18 e 19 de setembro, no auditório do Ministério da Previdência Social (MPS), em Brasília (DF).

Além de Paulo César Andrade Almeida, também participou da missão o diretor do Departamento de Políticas de Saúde e Segurança Ocupacional do MPS, Marco Antonio Pérez Gomes.

Fonte: http://sectordialogues.org


Posts relacionados

Vida em Grupo, por Redação

Ramo de pessoas cresce, mas produtos de proteção ainda têm fraco desempenho

De acordo com o mais recente levantamento da Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (FenaPrevi), os seguros de pessoas movimentaram R$ 1,8 bilhão em prêmios de seguros no mês de maio, montante 18,86% superior ao registrado no mesmo mês do ano anterior.

Vida em Grupo, por Redação

OAB-PB premia advogados com Seguro de Vida

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB) contratou junto a Companhia SulAmérica Seguros, uma Apólice de Seguro de Acidentes Pessoais Coletivo, para contemplar gratuitamente todos os advogados que estão em dia com a sua anuidade.

Vida em Grupo, por Redação

Brasil é um dos focos de expansão para seguradora

Nos próximos 10 anos, a Generali pretende ampliar o mix de sua arrecadação de prêmios e o Brasil será um dos focos, junto com países do Leste Europeu e Ásia.

Vida em Grupo, por Redação

Seguro para a terceira idade beneficia companhias e segurados

O Dr. Michel Miller, da University of Maryland anunciou, em uma conferência sobre qualidade de vida, na American College of Cardiology, na Flórida, ter medido a pressão arterial de 20 voluntários antes e depois de ter assistido dois filmes de gêneros diferentes:

Deixe seu Comentário:

=