Publicado por Redação em Vida em Grupo - 30/05/2011 às 12:57:36

Projeto do novo Código Florestal em tramitação para o Senado Federal

O tão comentado projeto do novo Código Florestal (PL 1876/99), aprovado na Câmara dos Deputados, chegará brevemente ao Senado Federal, em meio a uma grande batalha ideológica.

O projeto do novo Código Florestal, como é de conhecimento de todos, é alvo de muitas discussões entre os parlamentares, bem como entre os segmentos sociais em geral. Com efeito, na última sessão na Câmara dos Deputados, houve mais do que simples debate, conforme afirmado, também distribuição de ofensas e ironias entre os congressistas. Se bem que isso ocorre desde o início da tramitação.

As galerias, por sua vez, não ficaram de fora, consoante se dá em temas polêmicos, e, dito isso, manifestavam-se a todo momento, ao estilo de torcidas de futebol, com vaias e aplausos.

Sem embargo, conquanto exista quem siga o meio-termo, entendeu-se, não sei de quem foi a ideia, por dividir-se a disputa em, de um lado, ambientalistas e, de outro, ruralistas. E o interesse público, onde fica?

Dessarte, o projeto do novo Código Florestal segue agora para o Senado Federal, mas com a emenda 164 aprovada na Câmara dos Deputados, na derradeira sessão.

Assim, a emenda 164, tida por alguns deputados da situação como “vergonhosa”, em resumo, anistia os proprietários rurais que plantaram ou fizeram pastos em áreas de preservação permanente até o mês de julho de 2008 (não me parece ser a decisão mais justa), além de modificar, em parte, a competência para legislar sobre direito ambiental.

Enfim, nesse quadro, sob acirrada disputa, é que o projeto do novo Código Florestal segue para o Senado Federal.
 
Fonte: www.direitonet.com.br | 30.05.11


Posts relacionados

Vida em Grupo, por Redação

Por uma nova lei dos contratos de seguro

Um grupo altamente qualificado de juristas e de securitários, em grande parte congregados no Instituto Brasileiro de Direito do Seguro, responde pelo Projeto

Vida em Grupo, por Redação

Seguradoras têm até o fim de 2015 para alongar prazo

O limite dado pelo governo para que as seguradoras alonguem os prazos de seus produtos de previdência é dezembro de 2015.

Vida em Grupo, por Redação

Plano de Voo: Começa a corrida do microsseguro

Os gigantes do seguro no Brasil já começam a disputar a apetitosa fatia de mercado que começa a surgir com a regulamentação do microsseguro. O Grupo Segurador Banco do Brasil e Mapfre começou a oferecer há alguns dias aos moradores do Complexo do Alemão

Vida em Grupo, por Redação

Atual momento do país é favorável para resseguros

Ao falar sobre resseguros no Brasil, o diretor Regional de resseguros da Zurich Seguros, Fernando Zamboim, destacou que o momento é excepcional, de muitas oportunidades, principalmente pela situação econômica que o país atravessa, se comparado com a Europa e os Estados Unidos.

Vida em Grupo, por Redação

O que pesar antes de fazer um seguro de vida

Fazer um seguro de vida não costuma fazer parte do planejamento financeiro dos brasileiros, permanecendo um terreno desconhecido para a maioria das pessoas.

Vida em Grupo, por Redação

Seguros e férias

As férias de verão são o grande momento na vida de milhões de famílias brasileiras. Ao longo delas as pessoas ficam mais soltas, mais preguiçosas, mais corajosas. É aí que mora parte do perigo.

Vida em Grupo, por Redação

Seguro veicular só pode ser oferecido por bancos

Pagar menos para ter o carro protegido pode virar uma dor de cabeça para os donos de veículos. Com preços até 50% mais baixos que os seguros tradicionais, associações têm atraído um grande número de pessoas ao oferecer proteção veicular por mensalidades a partir de cerca de R$ 50.

Deixe seu Comentário:

=