Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 13/01/2011 às 15:05:11

Secretaria da Saúde busca voluntários para testar vacina contra HIV

A Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo está recrutando 25 voluntários para um novo estudo sobre vacinas contra o vírus do HIV.

A pesquisa vai avaliar a capacidade de resposta imunológica do corpo ao vírus e será conduzida pela Faculdade de Medicina da USP e pelo Centro de Referência e Treinamento em DST/Aids do Estado.

Dois tipos de vacina serão testados: um com uma quantidade maior de antígenos do vírus e outro com menos.

Segundo Artur Kalichman, coordenador-adjunto do centro, o objetivo é checar qual volume do vírus torna a resposta do corpo mais potente.

Os resultados podem definir o tipo de vacina que será desenvolvido no futuro.

O estudo é parte de uma pesquisa internacional vinculada aos NIH, institutos nacionais de saúde dos EUA. Mais 75 pessoas serão recrutadas na Suíça e no Peru -todas acompanhadas por seis meses.

Podem participar homens e mulheres de 18 a 50 anos, não portadores do HIV. Os homens devem ser circuncidados e as mulheres não podem estar grávidas ou amamentando.

Kalichman ressalta que os testes não aumentam o risco de desenvolver a doença.

"O antígeno é só um fragmento, não tem capacidade de produzir uma cópia do vírus."

Para se inscrever, o interessado pode entrar em contato pelo tel. (11) 5087-9915, por e-mail vacinas@crt.saude.sp.gov.br ou procurar o CRT, na rua Santa Cruz, 81, Vila Mariana, em São Paulo.

Fonte: www1.folha.uol.com.br | 13.01.11


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Mercado de saúde móvel deve alcançar US$ 26 bi até 2017

Crescimento chegará a 61% devido às vendas de dispositivos móveis de monitoramento e a integração com a medicina em geral

Saúde Empresarial, por Redação

Campanha do Ministério da Saúde estimula jovens a doarem sangue

 Em eventos de massa, como a Copa das Confederações, demanda por transfusão aumenta 15%. A ação marca o Dia Mundial do Doador de Sangue

Saúde Empresarial, por Redação

Quando deixar de tomar remédios se torna um problema de saúde pública

Segundo a Organização Mundial da Saúde, somente 50% dos doentes crônicos seguem o tratamento. Em pacientes com diabetes, a baixa aderência pode aumentar em 125% os custos com a doença.

Saúde Empresarial, por Redação

Sistema online disponibiliza informações sobre residência médica

A Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde instituiu nesta segunda-feira (26) sistema de informação para facilitar a supervisão, regulação e avaliação dos programas de residência na área de saúde. A comissão é vinculada à Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação.

Saúde Empresarial, por Redação

Ministério aumenta em 129% a oferta de bolsas de residência médica

O Ministério da Saúde financiará mais 1.623 bolsas de residência médica em 19 especialidades prioritárias e com carência de profissionais, o que representa aumento 129% em um ano.

Saúde Empresarial, por Redação

Greve não afetará serviços de urgência e emergência, diz ministro

Durante o Encontro de Líderes Empresariais, ocorrido na segunda-feira, em São Paulo, o ministro da saúde, Alexandre Padilha, declarou que o ministério da saúde está aberto ao diálogo e aguarda as reivindicações das entidades médicas para que governo e servidores cheguem a um acordo.

Deixe seu Comentário:

=