Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 29/12/2011 às 12:10:52

Saúde vai incentivar o uso de penicilina

O Ministério da Saúde vai incentivar o uso de penicilina nas unidades de Atenção Básica à Saúde para reduzir os casos de sífilis congênita no Brasil. Portaria publicada hoje no Diário Oficial determina que o antibiótico esteja disponível nos serviços de todo o País. Hoje a oferta já existe, mas muitos centros resistem em prescrever e ofertar o remédio, por temer uma forte reação alérgica, disse o diretor do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde, Helder Pinto.

"Os índices de sífilis congênita no País são inaceitáveis. E a penicilina pode ajudar a reduzir os casos", disse Pinto. O remédio é indicado para tratamento de vários tipos de infecções e para febre reumática. Ele assegura que apenas 1% da população têm alergia ao medicamento. "É um erro restringir a oferta do remédio, barato e eficaz, por temer choques anafiláticos", disse.

Um protocolo para o uso da penicilina foi preparado para auxiliar equipes de saúde. A ideia é que a equipe de saúde faça um teste antes de prescrever a penicilina aos pacientes. Caso a sensibilidade ao antibiótico seja identificada, outro remédio será indicado.

A portaria publicada hoje indica que, em caso de reações anafiláticas, equipes devem seguir as regras previstas no protocolo preparado pelo governo. O Ministério da Saúde informou que, em 2010, 285 casos de intoxicação por penicilina foram identificados. Este ano, até novembro, foram 179. Em 2006, foram identificados no País 5.789 casos de sífilis congênita em menores de um ano. A doença, considerada evitável, pode causar aborto, má formação do feto e morte ao nascer. Bebês podem ainda ter cegueira, surdez e deficiência mental. "Hoje o teste está disponível. A maior dificuldade está no tratamento", completou.

Fonte:veja.abril.com.br|29.12.11


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

A fatura da exaustão: os impactos da escala 6×1 na saúde mental dos trabalhadores

A longa jornada de seis dias por semana cobra um alto preço do bem-estar dos profissionais e levanta questionamentos sobre a necessidade de revisão das condições de trabalho no Brasil. A escala de trabalho 6x1, amplamente adotada em diversos setores, tem sido alvo de intensos debates sobre seu impacto na saúde mental

Saúde Empresarial, por Redação

RN: 502,7 mil estudantes terão atendimento oftalmológico

Oferecer tratamento oftalmológico integral, ampliar a capacidade instalada de atendimento no país, com formação de cadastro nacional de estabelecimentos privados e públicos especializados na área de oftalmologia, além de reajustar valores de procedimentos na tabela do Sistema Único de Saúde (SUS).

Saúde Empresarial, por Redação

Icesp passa a utilizar robô para cirurgias

O Icesp (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo Octavio Frias de Oliveira) começa a realizar cirurgias oncológicas com um robô até o final deste ano. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.

Saúde Empresarial, por Redação

Dormir mal pode agravar quadros de inflamação

Estudo da University of Rochester Medical Center, nos Estados Unidos, indica que adultos mais velhos que dormem mal têm a resposta do sistema imunológico alterada ao estresse, o que pode aumentar o risco de problemas de saúde mental de física.

Deixe seu Comentário:

=