Publicado por Redação em Dental - 08/10/2015 às 11:40:06

Saúde bucal na terceira idade: especialista dá dicas de higienização

Especialista alerta: processo inflamatório na estrutura dentária pode desencadear processos infecciosos sistêmicos no corpo humano

Odontogeriatra e gerontólogo informa que a saliva é a maior protetora dos dentes

Conforme o Relatório Mundial de Saúde e Envelhecimento, divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil possui um número cada vez maior de idosos. A porcentagem atual de 12,5% de idosos quase triplicará, alcançando os 30% até o ano de 2050. Segundo a Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio (PNAD), hoje o número de idosos chega a 23,5 milhões. Com a chegada da terceira idade, eles estão mais propensos a desenvolverem algumas doenças bucais como a xerostomia (boca seca), lesões da mucosa bucal, doenças periodontais, cáries de raiz, problemas nas próteses e câncer bucal.

Diante da importância da manutenção da saúde bucal para esta faixa populacional, o programa Amazônia Brasileira conversou com o odontogeriatra e gerontólogo Alexandre Franco Miranda.

Ele explica que a saliva é a maior protetora dos dentes. Ele afirma que se há a diminuição do fluxo salivar, existe uma diminuição na proteção dentária e consequentemente, problemas como a cárie de raiz, problemas de adaptação das próteses causando lesões bucais, dentre outros problemas. A quantidade de medicamentos que o idoso ingere, associado a outros fatores como a diminuição do fluxo salivar próprio do idoso, a deficiência de higienização e a falta de ações preventivas, além de profissionais capacitados para atender a essa população idosa, ajudam ao desenvolvimento de problemas bucais.

“A população necessita ter um conhecimento, há a necessidade dos profissionais estimularem, há a necessidade de ter uma integração, uma interdisciplinaridade, entre os profissionais da saúde, família e paciente, em prol da saúde bucal”, comenta.

O odontogeriatra faz um alerta: "o dente é um órgão, ele está interligado com inervação e suporte sanguíneo, então qualquer processo inflamatório e infeccioso que o paciente idoso tenha na estrutura dentária pode desencadear processos infecciosos sistêmicos, como a endocardite bacteriana, problemas pulmonares, problemas nas articulações, problemas cerebrais, como o AVC, dentre outros”. Sendo assim, conclui que há uma relação direta da odontologia, com a saúde geral do idoso.

De acordo com Alexandre Miranda, existem alguns sinais que podem ser observados pelo idoso para detectar problemas bucais como o sangramento espontâneo na gengiva, lesões, língua esbranquiçada, próteses fraturadas, dentes com manchas escuras, dentre outros.

O gerontólogo dá dicas dos cuidados de higienização que podem ser feitos em casa: “Para pacientes que usam próteses, elas devem ser higienizadas diariamente, após as refeições, com escova dura e sabão neutro, e posteriormente, a utilização da pasta de dente". Além disso recomenda que os idosos não devem dormir com a prótese, para que haja um descanso da musculatura, e se evite ações fúngicas e lesões bucais. "É importante que o idoso faça uma higienização da língua, com escova de dente, com água corrente e sem a pasta de dente, no sentido posteiror-anterior. Pacientes com dentes, devem fazer a higienização com a ação mecânica. A escovação deve ser feita com pasta de dente e escova de dente, e se recomendado pelo cirurgião-dentista, antisséptico bucal”, conclui.

Ele ainda explica alguns dos procedimentos para a resolução dos problemas bucais mais comuns:

- Xerostomia (Boca seca): deve ser analisada a farmacologia, os medicamentos que estão sendo tomados pelo idoso, e se necessário uma adaptação na dosagem. A utilização de salivas artificiais e a hidratação constante do idoso com água;

- Gengivite (inflamação da gengiva): é solucionada com ação mecânica e higienização, ou seja, escovação com pasta de dente e fio dental. Caso esteja com tártaro, é necessário que vá em um odontologista para a retirada do mesmo, e consequentemente, a diminuição do acúmulo de sujeira que podem causar a gengivite.

Segundo o dentista, o Brasil é considerado um país de desdentados, devido ao passado de uma odontologia multiladora. É possível que os idosos do futuro não passem mais pelos problemas de próteses que os idosos de hoje em dia estão passando.

O Amazônia Brasileira conversou com o Odontogeriatra e Gerontólogo, Alexandre Franco Miranda, que falou sobre os problemas e os cuidados que os idosos devem ter com a saúde bucal. Ouça a entrevista na íntegra.

Apresentação de Sula Sevillis e Produção de Taiana Borges.

 

Fonte: Rádio EBC


Massificados

Posts relacionados

Dental, por Redação

Ronca alto? Saiba se o seu está entre os mais graves

Especialista explica quais tipos de ronco precisam de mais cuidados, alguns podem causar até um AVC

Dental, por Redação

Especialista esclarece mentiras sobre saúde bucal

Chicletes faz mal, o dente do siso sempre tem que ser removido, limão faz mal para os dentes. Afirmações como essas sobre saúde bucal são feitas há anos, mas será que tudo é verdade? O dentista Hugo Roberto Lewgoy esclarece dúvidas sobre a saúde bucal.

Dental, por Redação

Programa Sorria Mais em hospitais estaduais

O Governo do Estado de São Paulo lançou, ontem, o programa Sorria Mais São Paulo. Pioneiro no País, o projeto visa integrar o trabalho realizado por dentistas ao das equipes multidisciplinares, formadas por médicos, profissionais de enfermagem,

Dental, por Redação

A saúde bucal insatisfatória das mães pode afetar a saúde bucal dos filhos no longo prazo

Mães podem desejar dar aos filhos o melhor de tudo, porém, uma mãe com problemas bucais pode estar transmitindo uma herança dolorosa aos seus descendentes, de acordo com pesquisadores na Nova Zelândia.

Dental, por Redação

Prevenção em Odontologia

"É melhor prevenir do que remediar", eis um dos ditados populares mais verdadeiros que existem. Na odontologia temos sempre meios para prevenir um problema mais grave.

Deixe seu Comentário:

=