Publicado por Redação em Dental - 30/09/2011 às 12:10:33

Clareamento saudável: pesquisa comprova viabilidade

Quando clareamos o dente, o esmalte que o protege fica mais poroso e, sua superfície, mais rugosa e desmineralizada. Ao mesmo tempo, o clareamento dental ocupa cada vez mais a agenda dos cirurgiões-dentistas. Trata-se da velha polêmica entre o que é mais importante: a beleza ou a saúde.

Foi para conciliar as duas coisas que uma pesquisa desenvolvida pela dentista Vanessa Cavalli, na Faculdade de Odontologia de Piracicaba, revelou que o flúor e o cálcio atenuam os efeitos colaterais provocados pelo peróxido de carbamida, principal componente dos tratamentos clareadores.

Segundo Vanessa, ao adicionar separadamente flúor e cálcio aos géis clareadores, as perdas sofridas pelo esmalte do dente durante o clareamento diminuem: a microdureza do esmalte não é reduzida – como seria sem essas substâncias –, e sua desmineralização é menor.

Fonte:
http://dentalis.com.br | 30.09.11


Posts relacionados

Dental, por Redação

Refluxo prejudica saúde bucal e aumenta chances de câncer

Estima-se que mais de 20 milhões de pessoas sofram de refluxo gastroesofágico. 

Dental, por Redação

Incidência de cárie em Manaus diminui nos últimos nove anos

A cárie dentária atingiu 21.624 moradores de Manausem 2011, segundo dados do Programa de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Em relação a 2003, a queda é de 3,2% no número de casos registrados em Manaus.

Dental, por Redação

Gel regenerador

O ruído da broca poderá finalmente se tornar uma lembrança vaga na memória dos pacientes odontológicos. Cientistas descobriram que um novo peptídeo contido em um gel possui poderes regeneradores sobre os dentes.

Dental, por Redação

Uso toxina botulínica em tratamentos odontológicos

Que a toxina botulínica é eficaz em tratamentos estéticos nós sabemos, mas com fins medicinais e terapêuticos é novidade para muitas pessoas. Hoje, a toxina é utilizada por diversos especialistas e atua em tratamentos neurológicos para pacientes com paralisia cerebral

Deixe seu Comentário:

=