Publicado por Redação em Dental - 07/12/2015 às 12:14:54

Saúde bucal: conheça os problemas mais comuns na terceira idade

O acesso cada vez mais fácil aos implantes e a conscientização de hábitos de higiene oral adequados faz com que o idoso possa manter seus dentes e um belo sorriso por toda a vida. No entanto, com o passar dos anos aparecem situações específicas que modificam os cuidados com a cavidade oral. Diferentes problemas bucais podem ocorrer com o envelhecimento e serão influenciados pelo estado de saúde geral da pessoa, por uma dieta inadequada, estresse, tabagismo, diabetes ou problemas cardíacos.

Um exemplo desses problemas é a xerostomia (boca seca), que é a diminuição da quantidade de saliva e pode aparecer como efeito colateral de certos medicamentos. A saliva é muito importante para manter os tecidos bucais saudáveis e o esmalte dos dentes protegidos. O fluxo salivar diminuído favorece o aparecimento de cárie e facilita a desadaptação de próteses, doenças periodontais, lesões da mucosa bucal, candidíase, leucoplasia etc.

retração gengival também é comum em pessoas com mais idade. Ela causa hipersensibilidade ao frio e calor porque parte do dente que não é protegido pelo esmalte fica exposto. Essa sensibilidade deve ser avaliada e tradada pelo dentista, pois o desconforto da sensibilidade pode levar a uma má higiene pelo receio de sentir dor ao escovar os dentes.

Outro aspecto bem visível com o passar dos anos são os dentes amarelos. Isso ocorre pelas modificações naturais na dentina e pela deposição dos pigmentos de alimentos e bebidas sobre o dente. O idoso também pode desenvolver estomatite a partir de uma prótese muito antiga ou mal adaptada e candidíase oral por má higiene oral.

A doença mais temida e a principal causa de perda dentária na população idosa é a periodontite, ou seja, inflamação dos tecidos que suportam os dentes. Este processo é reversível se detectado em seus estágios iniciais.

Fonte: Portal APCD


Posts relacionados

Dental, por Redação

Conheça riscos e benefícios do clareamento em 1 hora

Hoje é fácil conquistar um sorriso mais branco. No dentista ou em casa, os resultados são satisfatórios. Apesar da comodidade de fazer o procedimento no conforto do lar, optar pelo consultório pode ser sinônimo de segurança e economia de tempo.

Dental, por Redação

Saiba o que fazer quando a criança não quer escovar os dentes

É normal as crianças não serem fãs da escova de dentes e fazerem corpo mole na hora da higiene oral. Mas os pais devem ser firmes e garantir que os pequenos adquiram o hábito de cuidar da saúde bucal.

Dental, por Redação

Proteja o coração ao tratar de problemas na gengiva

Falar que a gengivite pode causar problemas cardíacos parece um desses boatos espalhados na internet. Mas de mito essa afirmação não tem nada. Isso porque cientistas começaram a estudar a ligação entre doenças periodontais - inflamação que atinge a gengiva e pode levar à perda dos dentes - e outros problemas de saúde desde 1990.

Dental, por Redação

Saúde reforça atendimento odontológico aos indígenas

A entrega de uma Unidade Odontológica Móvel beneficiará 15 mil indígenas que moram nas aldeias da Paraíba. O veículo realizará até 350 atendimentos por mês

Dental, por Redação

O que a Odontologia minimamente invasiva faz por você?

Saúde bucal é coisa séria, mas ainda tem muita gente que só se lembra de recorrer a um cirurgião-dentista quando sente dor. E, numa hora dessas, alguns nem se preocupam se o profissional escolhido tem acompanhado as evoluções da Odontologia ou se é adepto da abordagem minimamente invasiva.

Dental, por Redação

Formação odontológica a serviço da população

Aplicação de políticas públicas na integração da formação profissional odontológica com os serviços de saúde prestados à população é tema de mostra inédita na 46ª Reunião da Abeno, que acontece em agosto, em Florianópolis.

Deixe seu Comentário:

=