Publicado por Redação em Dental - 07/12/2015 às 12:14:54

Saúde bucal: conheça os problemas mais comuns na terceira idade

O acesso cada vez mais fácil aos implantes e a conscientização de hábitos de higiene oral adequados faz com que o idoso possa manter seus dentes e um belo sorriso por toda a vida. No entanto, com o passar dos anos aparecem situações específicas que modificam os cuidados com a cavidade oral. Diferentes problemas bucais podem ocorrer com o envelhecimento e serão influenciados pelo estado de saúde geral da pessoa, por uma dieta inadequada, estresse, tabagismo, diabetes ou problemas cardíacos.

Um exemplo desses problemas é a xerostomia (boca seca), que é a diminuição da quantidade de saliva e pode aparecer como efeito colateral de certos medicamentos. A saliva é muito importante para manter os tecidos bucais saudáveis e o esmalte dos dentes protegidos. O fluxo salivar diminuído favorece o aparecimento de cárie e facilita a desadaptação de próteses, doenças periodontais, lesões da mucosa bucal, candidíase, leucoplasia etc.

retração gengival também é comum em pessoas com mais idade. Ela causa hipersensibilidade ao frio e calor porque parte do dente que não é protegido pelo esmalte fica exposto. Essa sensibilidade deve ser avaliada e tradada pelo dentista, pois o desconforto da sensibilidade pode levar a uma má higiene pelo receio de sentir dor ao escovar os dentes.

Outro aspecto bem visível com o passar dos anos são os dentes amarelos. Isso ocorre pelas modificações naturais na dentina e pela deposição dos pigmentos de alimentos e bebidas sobre o dente. O idoso também pode desenvolver estomatite a partir de uma prótese muito antiga ou mal adaptada e candidíase oral por má higiene oral.

A doença mais temida e a principal causa de perda dentária na população idosa é a periodontite, ou seja, inflamação dos tecidos que suportam os dentes. Este processo é reversível se detectado em seus estágios iniciais.

Fonte: Portal APCD


Posts relacionados

Dental, por Redação

Falta de saliva dá mau hálito

A saliva tem o papel fundamental na saúde bucal. Além de lubrificar a cavidade oral e a mucosa que vai até a faringe, ajuda na formação do bolo alimentar, na mastigação e deglutição e ainda é composta por substâncias que protegem o trato digestivo contra bactérias.

Dental, por Redação

Faça um teste para descobrir se tem mau hálito

O grande perigo da halitose é que ela pode ser percebida por todos, menos pela pessoa que sofre desse mal. Isso mesmo, você pode ter mau hálito e nem desconfiar.

Dental, por Redação

Conheça livros que estimulam as crianças a cuidar dos dentes

Janeiro é mês de férias e amanhã é feriado em São Paulo. Para preencher o tempo livre da criançada com diversão que ensina, existem algumas opções de livros sobre saúde bucal.

Dental, por Redação

7 dicas para o bem da sua boca

Não é apenas para evitar problemas dentários, como as cáries, que a higiene bucal diária é importante. Cuidar bem de dentes e gengivas também colabora para a nossa saúde como um todo, já que a boca pode agir como porta de entrada para uma série de outros males.

Dental, por Redação

Focos dentários: o risco de não cuidar da saúde bucal

Problemas bucais podem ser responsáveis por mais dor de cabeça que apenas cáries e tártaros. A falta de cuidados leva ao desenvolvimento de focos dentários que, se não forem tratados, podem resultar em doenças nos diversos sistemas,

Deixe seu Comentário:

=