Publicado por Redação em Dental - 02/07/2015 às 11:45:53

Férias: coma gostosuras sem prejudicar os dentes

Frutas contém açúcar natural, muito mais saudável do que comer balas e chocolates

Saber trocar itens muito açucarados por outros atraentes e docinhos como frutas e bebidas naturais é a grande sacada para não estragar o sorriso

Com a chegada das férias, as crianças tendem a passar boa parte do tempo em casa, e a vontade de comer guloseimas aumenta. Mas, com controle e criatividade, profissionais mostram que é possível passar por essa fase sem prejudicar o sorriso dos seus filhos.

Para começo de conversa, o ideal é manter a alimentação saudável mesmo nas férias, com espaço para exceções em passeios ou aniversários de amiguinhos. Alimentos com excesso de açúcar e carboidrato – balas, bolachas, salgadinhos, refrigerantes – devem ser evitados, já que são eles os grandes responsáveis pelas cáries. Mas quando for dia de ceder à tentação, é preciso saber remediar.

“Uma boa higienização oral durante o dia com o uso de fio dental e pasta com flúor são as principais medidas de prevenção de cáries”, diz Melisa Sofia Gomez, nutricionista do Centro de Pesquisa e Atendimento Odontológico para Pacientes Especiais (CEPAE) da UNICAMP.

Outra dica é não permitir que a criança vá dormir sem escovar os dentes ou tome leite de madrugada, já que a salivação diminui durante o sono e funciona como um fator de proteção para inibir a formação de cárie.

Já o problema do refrigerante, além de conter açúcar, é a alta acidez, capaz de prejudicar o esmalte dentário. Para consumi-lo de uma forma menos “agressiva” aos dentes é usando o canudinho, pois dessa forma o líquido vai direto para a garganta sem entrar em contato com o esmalte dental.

Outro vilão são os sucos industrializados, que chegam a ter mais concentração de açúcar do que os próprios refrigerantes. “Além disso, eles contêm conservantes e aditivos que são prejudiciais para a saúde. O ideal seria consumir sucos naturais de frutas. Para quem prefere a praticidade, pode optar por polpas congeladas, mas é importante verificar quais não têm adição de conservantes ou aditivos”, diz a nutricionista.

Aproveite o tempo juntos
Para a psicóloga infantil, Maria Aparecida Roth Castro, boa parte dessa vontade de consumir alimentos que fazem mal aos dentes é dos pais. “Se uma casa costuma ter em cima da mesa frutas e produtos integrais de fácil acesso, as crianças serão habituadas com esses alimentos. E não adianta ter guloseimas em casa e esconder, se a criança souber, ela vai querer, até porque o gosto de quebrar as regras aumenta o desejo”, diz a especialista.

Por isso, uma boa saída é dar o exemplo também na hora de comer. Aproveite o tempo livre das férias para fazer bebidas e comidas juntos, combinando frutas e legumes. A preparação em conjunto melhora muito a aceitação de novos alimentos.

“A criança que apresenta problemas para comer associa a hora da refeição a momentos de obrigação e desconforto. Por isso, os pais podem tentar criar situações mais agradáveis relacionadas aos alimentos, como cozinhar juntos, criar alimentos com carinhas, cores ou formatos divertidos, contar histórias sobre a comida entre outras”, diz Maria Aparecida.

Para que ela exercite a mastigação, os pais podem oferecer alimentos mais duros e com sabores mais docinhos e formas diferentes, como pedaços de coco, cenoura em palitos, gomos de tangerina ou até um milho na espiga, pois o jeito de comê-lo costuma interessar as crianças. “A mastigação é muito importante para o desenvolvimento orofacial, contribuindo para a fala, posição correta da língua e a respiração nasal”, diz Melisa.

Fonte: Terra Saúde Bucal


Seguros Pessoais

Posts relacionados

Dental, por Redação

Dupla saliva e chiclete é aliada da saúde bucal

Como sabemos, a saliva ajuda a manter a boca úmida. Quando comemos, o fluxo de salivar aumenta, permitindo-nos mastigar e engolir os alimentos.

Deixe seu Comentário:

=