Publicado por Redação em Dental - 14/01/2014 às 10:48:50

Canal mal tratado pode levar à cirurgia endodôntica

O tratamento de canal é um procedimento corriqueiro nos consultórios dos dentistas, mas é preciso procurar um profissional capacitado para o problema não se tornar ainda pior.

A Endodontia é a especialidade odontológica responsável por tratar das doenças da polpa (“nervo do dente”) e dos tecidos que envolvem a ponta da raiz do dente. É este especialista que deve ser procurado quando um tratamento mais específico é necessário.

Segundo o cirurgião-dentista, Ricardo Martinelli, consultor científico do Instituto Pedro Martinelli Pró-Odontologia (IPM), o dente precisa de canal em três situações: cárie ou doença na gengiva graves com inflamação e morte da polpa; quando um dente receberá uma coroa e é indicado um tratamento preventivo e em casos de trauma.


Quando algo dá errado

No tratamento do canal da raiz do dente é preciso retirar a polpa que, uma vez danificada, infeccionada ou morta, precisa ser removida. Mas nem sempre dá certo, seja por complicações ou por erro do dentista. Essa é a hora que pode ser necessária uma cirurgia endodôntica.

“O insucesso do tratamento de canal ocorre basicamente por quatro motivos: profissional não capacitado, anatomia complexa, bactérias super resistentes  e fratura da raiz”, diz Martinelli.

A cirurgia remove a ponta da raiz, cerca de 3 a 4 mm finais, que é onde ocorrem os maiores problemas e onde a anatomia é mais complexa. “Esse tipo de procedimento só deve ser indicado quando todas as possibilidades de tratamento convencional já foram esgotadas”, afirma.


Tem que tratar

Não tratar o canal de um dente com a polpa já comprometida pode levar a diversos problemas, o mais grave deles são os abscessos. “Casos mais graves de abscesso, dependendo do local onde ele se instala e da condição imunológica do paciente, pode levar até ao óbito, pela formação de um evento chamado ‘Angina de Ludwig’, ums infecção no assoalho da boca”.

É importante lembrar que o tratamento de canal é evitado com procedimentos simples de higiene oral, com o uso correto de escova e fio dental. “As visitas periódicas ao dentista também pode evitar um tratamento de canal, uma vez que o diagnóstico precoce de uma cárie é de suma importância”, diz Martinelli.  

Fonte: www.terra.com.br


Posts relacionados

Dental, por Redação

Conheça os 6 erros mais comuns ao escovar os dentes

Colocar muita força, não enxaguar corretamente são alguns dos erros que devem ser evitados

Dental, por Redação

Crianças também são vítimas do mau hálito

A odontopediatra Erica Negrini Lia, professora-adjunta do curso de odontologia da UnB (Universidade de Brasília), garante que as crianças não estão livres da halitose, popularmente conhecida como mau hálito.

Dental, por Redação

Aprenda 11 regras para manter o sorriso bonito e saudável

Muito mais do que ter dentes bem branquinhos iguais aos das celebridades, mantê-los em ordem significa cuidar da saúde. Alguns problemas como doenças do coração podem estar associados à condição dos seus dentes.

Dental, por Redação

Qual é o papel dos blogs e mídias sociais na rotina dos cirurgiões-dentistas?

No dia 28 de janeiro de 2012, das 9h às 11h, acontece o "1° Fórum sobre Blogs e Mídias Sociais na Odontologia" - durante o 30° Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo, que acontece no Expo Center Norte

Deixe seu Comentário:

=