Publicado por Redação em Vida em Grupo - 22/03/2013 às 15:37:18

Receitas da comissão de corretores crescem 250% em dez anos

“Em 2011, o setor de corretagem brasileiro teve aproximadamente uma receita de comissão de R$ 12 bilhões, contra R$ 3 bilhões em 2002. Ou seja, uma variação de 250% em dez anos, segundo dados da Susep”. Esse é uma dos apontamentos da pesquisa “Situação Atual e Perspectivas do Mercado de Distribuição de Seguros no Brasil”, divulgado recentemente pela KPMG.

Sem mencionar qual foi a expansão da quantidade de corretores no período, o levantamento da KPMG foi realizado com base em pesquisa junto a 30 seguradoras nacionais e internacionais que operam no mercado brasileiro, enfatizando que a distribuição continua a ser concentrada na atuação de corretores independentes, com uma representação estimada de 80% a 85% da arrecadação do setor.


“Os principais ramos das carteiras correspondem a 58% do ramo de Automóvel, 16% de seguros de Ramos Elementares, 9% de Pessoas e 8% de Saúde. Em geral, são empresas pequenas, com três funcionários. Na maioria das vezes, as corretoras operam com quatro a seis seguradoras. O grau de renovação é elevado. Na média, 90% das corretoras de seguros independentes renovam mais do que 80% da sua carteira em cada ano”, avalia a KPMG.


Além disso, a cada quatro ou cinco corretoras, existe uma em que o sócio também tem outro tipo de atividade comercial. “Aproximadamente metade das corretoras tem bastante interesse em negociar outros produtos como, por exemplo, consórcios. Por parte dos corretores, os principais motivos de escolha de uma companhia são uma liquidação rápida dos sinistros e acessibilidade à seguradora”.


O estudo reforça também que, em paralelo, houve o surgimento de novos canais, como assessorias de seguros (“ou plataformas, como são popularmente conhecidas), lojas de varejo para produtos massificados, redes por afinidades e venda direta por call center (“ainda de forma embrionária no Brasil”) e, mais recentemente, a utilização da internet (“com o lançamento de diversos sites especializados”).

 
Fonte: cqcs

Posts relacionados

Vida em Grupo, por Redação

Taxa de analfabetismo para de cair e tem pequeno aumento no Brasil

Proporção de pessoas com 15 anos ou mais que não sabem ler nem escrever passou de 8,6% em 2011 para 8,7% em 2012, aponta Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad)

Vida em Grupo, por Redação

Condutores de 18 a 25 anos cometem 25% dos acidentes com perda total

Estudo feito por seguradora de veículos de janeiro de 2012 a agosto de 2013 mostra também que os acidentes mais graves ocorrem entre 0h e 6h.

Vida em Grupo, por Redação

Susep publica documentos de instrução ás sociedades supervisionadas

Textos trazem orientações sobre provisões técnicas e o Teste de Adequação de Passivos (TAP)

Vida em Grupo, por Redação

7 dicas para contratar um seguro sem sair de casa

Veja alguns cuidados que devem ser tomados ao cotar e contratar seu seguro em uma corretora online

Vida em Grupo, por Redação

Empresas do mercado de seguros apostam em novas lideranças

A Zurich Seguros acaba de anunciar a designação de Sergio Wilson Ramos Junior para o cargo de vice-presidente de Personal Lines, área responsável por seguros de bens para pessoas físicas e pequenas e médias empresas.

Vida em Grupo, por Redação

Resseguro: faturamento das locais cresce 60%

As resseguradoras locais não têm motivos para reclamar dos resultados apurados no mercado brasileiro neste início de ano.

Vida em Grupo, por Redação

Grupo BB MAPFRE prevê crescimento maior de 30% nos seguros de vida para a mulher

O contínuo avanço das mulheres no mercado de trabalho também está aquecendo o mercado segurador. Atento a essa movimentação do setor, o Grupo Segurador BANCO DO BRASIL e MAPFRE, que atua desde 2003 com o Seguro Vida Mulher,

Vida em Grupo, por Redação

Interesse por planos de previdência e seguros de vida cresce 37% em Belém

A Bradesco Vida e Previdência constatou, de janeiro a outubro de 2011, um crescimento total de 37% na comercialização de seguros de vida e planos de previdência privada em Belém, comparado ao mesmo período de 2010.

Deixe seu Comentário:

=