Publicado por Redação em Vida em Grupo - 23/08/2013 às 17:08:47

Susep fecha associação que vendia Seguro Pirata em Minas

Em mais uma importante ação contra a venda de seguros piratas no Brasil, a Superintendência de Seguros Privados (Susep) obteve liminar, junto à Justiça Federal de Minas Gerais, impedindo que a Associação de Proteção a Veículos Automores (Pró-Veículos) de continuar comercializando, de forma ilegal, seguros automotivos. A ação se estende aos dirigentes da associação.

Caso a Pró-Veículos não acate a decisão judicial, pagará multa no valor de R$ 10 mil para cada evento acionado. Estes valores deverão ser recolhidos pelo Fundo de Defesa de Direitos Difusos (FDD). A decisão colocou em indisponibilidade todos os bens, incluindo valores depositados em instituições financeiras, da associação e de seu presidente, a fim de garantir as obrigações dos réus ao final do processo.

A decisão da Justiça leva em consideração pareceres técnicos da autarquia. Segundo o documento, a Pró-Veículos estaria comercializando contratos de seguros sem autorização legal, “o que tipificaria ilícito criminal e administrativo, a impor imediata cessação de suas atividades”.

Ainda, segundo o despacho da Justiça, os planos de proteção oferecidos pela Pró-Veículos exibem ostensivas características securitárias, embora sem registro, autorização do Poder Público e cumprimento às normas que instituem mecanismos de redução de riscos de solvência, formação de reservas técnicas e a adoção de medidas como co-seguro, resseguro e retrocessão.

A Susep, em seu parecer enviado ao Poder Judiciário, alerta que as atividades exercidas pela associação colocam em risco o patrimônio dos associados e outros potenciais consumidores e ameaça o mercado de seguros como um todo.

Fonte: cqcs


Alper Consultoria em Seguros

Posts relacionados

Vida em Grupo, por Redação

Mudanças na regulamentação vai mexer no bolso do corretor de seguros

A Susep promete fazer profundas mudanças nas normas que regulamentam a atuação de corretores de seguros e prepostos.

Vida em Grupo, por Redação

Corretor pode ficar livre de custos administrativos impostos pelas seguradoras

“Ao corretor de seguro não poderá ser atribuído nenhum custo administrativo da seguradora decorrente de propostas não efetivadas”, defende o deputado Giovani Cherini (PDT-RS) no Projeto de Lei 4.976/13, que prevê alterações sobre o recebimento da comissão pelo corretor de seguros.

Vida em Grupo, por Redação

Com foco no seguro de pessoas, é lançado em Salvador o CSP-BAHIA

Com foco na promoção e desenvolvimento dos segmentos de seguro de pessoas, saúde e odontológico, de previdência complementar e de capitalização, foi criado ontem (22/10), em Salvador-BA, o Clube de Seguros de Pessoas e Benefícios do Estado da Bahia (CSP-BAHIA).

Deixe seu Comentário:

=