Publicado por Redação em Dental - 28/09/2012 às 16:47:08

Quatro milhões de crianças aprendem a cuidar dos dentes

Para estimular que crianças e adolescentes cuidem dos dentes, escolas da rede pública do ensino fundamental dos Estado de São Paulo realizam aulas e debates sobre saúde bucal.

Apoiados em manuais e vídeos fornecidos pelo Conselho Regional de Odontologia, professores falam sobre escovação, alimentos de alto risco de cárie (como doces e refrigerantes) e baixo risco de cárie (como verduras e carnes) e importância da saúde bucal para a saúde geral do corpo.

Os alunos têm sido estimulados a produzir trabalhos sobre esses temas, que este ano vão concorrer a prêmios que somam ao todo 450 mil reais. Professores e dentistas que participam do programa também podem inscrever seus trabalhos.

A iniciativa é do Conselho Regional de Odontologia do Estado de São Paulo (Crosp), em conjunto com as secretarias de Educação dos governos do Estado e do Município de São Paulo, e parceria com a Unesco.

Segundo o presidente do Crosp, Emil Adib Razuk, os jovens brasileiros têm hoje mais consciência sobre os cuidados com a saúde bucal do que há dez anos.

Ele cita exemplo da média de mastigação. "O brasileiro engole os alimentos sem mastigar. Mas isso está melhorando. Atualmente, jovens mastigam, em média, de dez a 15 vezes", diz o dentista, que explica que a mastigação prolongada é essencial porque facilita a digestão dos alimentos.

Fonte: Folha    


Posts relacionados

Dental, por Redação

Flúor auxilia na prevenção contra cáries

Creme dental deve ser utilizado com moderação

Dental, por Redação

Assistência odontológica é reforçada em 22 estados

Os brasileiros terão mais acesso a assistência odontológica pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O programa Brasil Sorridente, do Ministério da Saúde, liberou R$ 3,8 milhões para reforçar a assistência por meio da compra de equipamentos odontológicos destinados ao trabalho das equipes de saúde bucal que foram implantadas este ano.

Dental, por Redação

Prevenção é o remédio contra o câncer bucal

A prevenção ainda é o melhor remédio contra o câncer bucal, que atingiu no ano passado 14.120 pessoas no País, sendo 10.330 homens e 3.790 mulheres, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Dental, por Redação

57 milhões de brasileiros sofrem de halitose crônica

Em 22 de setembro foi celebrado o Dia Nacional de Combate à Halitose. De acordo com dados da Associação Brasileira de Halitose (ABHA), 57 milhões de brasileiros tm halitose crônica, que aparece com mais frequência entre os idosos. Jovens e crianças não estão imunes.

Deixe seu Comentário:

=