Publicado por Redação em Dental - 14/06/2011 às 16:20:38

Pesquisadores criam dente que libera remédios

Pesquisadores estão desenvolvendo um dente que libera automaticamente medicamentos especialmente para pacientes que necessitam de doses periódicas, de acordo com a edição do jornal britânico The Daily Mail. O artefato, conhecido como Intellidrug, é pequeno o suficiente para ser inserido dentro de dois molares artificiais no fundo da arcada dentária.

Segundo a reportagem, o dente artificial poderia ser eficaz especialmente para pessoas que sofrem de Mal de Alzheimer, e que costumam se esquecer de tomar seu medicamento, pessoas que necessitam de remédios para controlar a pressão ou pacientes com dificuldade para engolir comprimidos.

Segundo Thomas Velten, do Fraunhofer Institute for Biomedical Technology, na Alemanha, citado no Daily Mail, "é importante para alguns males que exista um nível constante de medicamento no sangue. Com este sistema, nós podemos regular o momento em que a dose é ministrada, mesmo que o paciente esteja dormindo".

Quinze instituições de pesquisa colaboram no desenvolvimento do Intellidrug.

O artefato é mantido na boca com clipes e adesivo dental, e contém um reservatório onde a droga é mantida em pastilha.

Quando a saliva passa pelo dente falso, a droga se dissolve e é empurrada por uma válvula para a outra extremidade, entrando na boca e sendo absorvida pelo organismo, explica a reportagem.

Dois sensores eletrônicos detectam a quantidade de medicamento que está sendo liberada na boca e o quanto ainda resta no Intellidrug, que contém ainda uma minúscula pilha.

O reservatório provavelmente vai precisar ser recarregado novamente em duas semanas, mas isso poderá variar de paciente para paciente, segundo o Daily Mail.

O Intellidrug já foi testado com sucesso em porcos. Os testes em seres humanos devem começa no segundo semestre e o artefato pode ser lançado no mercado em 2010, afirma o jornal.

Fonte: odontologika.uol.com.br | 14.06.11


Posts relacionados

Dental, por Redação

Veja qual o nível de escurecimento de seus dentes

No campo dentário não há um sistema padrão para medir e determinar a tonalidade dos dentes. Assim como também não há uma resposta sobre o quanto seus dentes podem ficar brancos - cada situação pessoal é única. Uma referência comumente usada, no entanto, é um guia de tonalidades.

Dental, por Redação

Escovar os dentes antes de dormir tem maior resultado na redução da cárie

Segundo estudo realizado no Laboratório de Bioquímica Oral da Faculdade de Odontologia de Piracicaba-UNICAMP, o uso de creme dental fluoretado no período noturno resulta em maior redução da progressão de cárie em comparação com a escovação matinal.

Dental, por Redação

Alimentos detergentes ajudam a manter saúde bucal, diz dentista

Os alimentos detergentes ajudam na limpeza bucal e previnem problemas de saúde como gengivite, mau hálito e cáries. Maçã, pera, kiwi, melancia, cenoura, acelga e pepino auxiliam na higiene dos dentes de quem faz as refeições fora de casa e nem sempre pode realizar a escovação correta.

Dental, por Redação

Alergia ao aparelho ortodôntico! Causas e sintomas.

Este post sobre alergia ao Aparelho Ortodôntico ou dermatite de contato ao níquel é resposta de um E-mail de uma mãe desesperada pela situação que a filha passou em um tratamento ortodôntico, e pode ser dúvida de alguns pacientes.

Deixe seu Comentário:

=