Publicado por Redação em Dental - 20/09/2016 às 11:58:41

EUA questiona o uso do fio dental. Especialistas rebatem!

 Se o fluxo salivar ou a qualidade salivar estiver em desequilíbrio, a falta do fio dental gerará sérios problemas e um deles pode ser a perda dental. Foto: kalcutta / Shutterstock

Governo americano alegou que eficiência do item não é confiável e retirou sua indicação das suas políticas de saúde

10 em cada 10 dentistas recomendam o uso do fio dental como parte fundamental do processo de higienização bucal. Mas, contrariando tudo que já se viu e se sabe até hoje, o governo federal dos Estados Unidos decidiu retirar a indicação desse item das suas diretrizes alimentares deste ano. Por quê? Segundo eles não há estudos que comprovam a eficiência do fio dental.

Fomos conversar com alguns especialistas para entender essa conversa e descobrimos que, em partes, o governo americano tem razão. “Nunca foi realizada nenhuma pesquisa de cunho realmente científico. As poucas pesquisas, normalmente são patrocinadas por empresas que desenvolvem os mesmos”, diz Karyne Magalhães, cirurgiã-dentista e membro da Associação Brasileira de Halitose (ABHA).

Para chegar a essa conclusão, o governo americano analisou os últimos estudos feitos sobre a eficiência do fio dental e classificou os resultados como “fracos” e “não confiáveis” quando o assunto era sua capacidade de remover a placa bacteriana.

“Eu recomendo”

Apesar de concordar que falta material científico para comprovar a eficiência do fio dental, Karyne acredita que a prova que eles tanto buscam está nos efeitos que são observados no dia-a-dia.

“Eu recomendo o uso do fio dental por pelo menos duas vezes ao dia, pois ele, além de remover os resíduos alimentares que se depositam ente os dentes, remove a placa bacteriana que se forma independente ou não da ingestão de qualquer tipo de alimento. Essa placa nada mais é do que micro-organismos, saliva, líquido gengival, células descamadas da boca e resíduos alimentares que se depositam sobre a estrutura dental e podem ser mineralizadas se tornando tártaros (cálculo dental)”, diz a especialista.

Para ela, não usar o fio dental é aceitar correr o risco de ter cárie ou problemas gengivais. “Fora os outros transtornos como halitose, sangramento e dor. Enfim, acontece um caos. Se o fluxo salivar ou a qualidade salivar estiver em desequilíbrio, a falta do fio dental gerará sérios problemas e um deles pode ser a perda dental”, diz a especialista.

Evidência ou engano?

Alberto Consolaro, um dos mais renomados patologistas bucais do país, também publicou um texto em seu Facebook sobre o assunto. “As pessoas pretensamente “bem informadas” adoram usar e acham sofisticado o termo “evidência científica” para afirmar ou negar dados e achados em pesquisas e estudos. A roda nunca foi comprovada cientificamente quanto aos seus benéficos, assim como o papel higiênico, absorventes e outros objetos de uso pessoal. A verdade científica de hoje pode ser a mentira ou engano de amanhã!”, disse ele no texto.

E a opinião dele sobre o uso do fio dental é a mesma de Karyne, assim como é a mesma de todos os dentistas com os quais conversamos. ”Os bochechos com enxaguantes não conseguem substituir o uso do fio dental na remoção da placa microbiana. O mesmo se pode dizer das escovas elétricas e automáticas disponíveis no mercado que não substituem a escova dentária manual, o fio dental e os enxaguantes: cada um destes procedimentos complementa o anterior!”, completou ele em sua página.

Faça o teste!

Para os que ainda questionam a eficácia do fio dental, Karyne sugere que a pessoa faça o teste. “É muito simples fazer um teste. Deixe de usar o fio dental por um ou dois dias, aí você verá que além do hálito, até o paladar começa a mudar. O maior benéfico de usar o fio dental é garantir a saúde bucal. E vale lembrar que as cerdas das escovas não entram entre os dentes. Só o fio dental é capaz de fazer essa boa tarefa.”, diz a especialista.

Fonte: Terra Saúde Bucal


Linhas Financeiras

Posts relacionados

Dental, por Redação

Veja como usar o fio dental corretamente

O uso correto do fio dental remove a placa bacteriana e os alimentos nos lugares onde a escova não consegue chegar facilmente - sob a gengiva e entre os dentes.

Dental, por Redação

Saiba o que fazer quando o dente quebra

Um tombo inesperado, uma comida dura, um jogo de futebol... e o dente quebra. Antes de se desesperar é preciso saber o que fazer exatamente para que os danos não sejam maiores.

Dental, por Redação

Idosos também devem cuidar da saúde bucal

Se você cuidar bem dos seus dentes e fizer consultas periódicas com seu dentista, os seus dentes podem durar a vida inteira.

Dental, por Redação

Fiscalização flagra dentista que atuava há 20 anos sem formação

Um homem de 52 anos foi autuado ontem em Douradina (MS), pelo Conselho Regional de Odontologia, por exercício ilegal da profissão. Segundo o conselho, Wilson Gusmão trabalhava havia mais de 20 anos sem formação e dizia ter aprendido o trabalho com a família.

Deixe seu Comentário:

=