Publicado por Redação em Previdência Corporate - 05/02/2015 às 11:40:34

Qual a diferença dos planos de previdência privada PGBL e VGBL para o Imposto de Renda?

As contribuições ao VGBL não são dedutíveis do IR, enquanto as efetuadas aos demais planos podem ser abatidas no cálculo do imposto até o limite de 12% da renda tributável do contribuinte, por conta do diferimento fiscal.

Só pode deduzir o valor das contribuições ao PGBL quem paga IR e declara pelo modelo completo, onde é possível identificar as deduções.

O VGBL visa atender contribuintes que declaram pelo modelo simplificado e que, portanto, adotam um desconto único, de 20% sobre a renda tributável, desde que esse valor não supere R$ 15.197,02.

Quem opta pelo VGBL não tem nenhuma vantagem de dedução durante a fase de acumulação (fase em que está aplicando no plano), mas, em compensação, tem o benefício no momento do resgate.

Isso porque, no VGBL, o imposto incide apenas sobre os rendimentos obtidos e não sobre o valor total acumulado, como acontece no PGBL.

Fonte: uol.com.br


Posts relacionados

Previdência Corporate, por Redação

5 passos para escolher melhor seu plano de previdência

Se aposentar com uma renda satisfatória é o desejo de muitas pessoas. Mas a Previdência Social, na maioria da vezes, não consegue garantir uma renda compatível com o seu padrão de vida

Previdência Corporate, por Redação

Zurich anuncia novo diretor para Vida e Previdência

Multinacional de origem suíça, a Zurich Seguros vem reforçando seu time de profissionais em várias áreas. A seguradora contratou Mauricio Amaral para assumir a Diretoria de Vida & Previdência Corporativa.

Previdência Corporate, por Redação

Reservas da previdência se aproximam do primeiro R$ 1 trilhão

Conscientização do brasileiro aumenta e aplicações crescem mais de dois dígitos todo ano há mais de uma década.

Previdência Corporate, por Redação

INSS: Contribuições de outubro devem ser recolhidas até quarta-feira

O prazo para o recolhimento da contribuição previdenciária referente ao mês de outubro, de contribuintes individuais, facultativos e empregadores domésticos, será encerrado nesta quarta-feira (16).

Deixe seu Comentário:

=