Publicado por Redação em Previdência Corporate - 05/02/2015 às 11:40:34

Qual a diferença dos planos de previdência privada PGBL e VGBL para o Imposto de Renda?

As contribuições ao VGBL não são dedutíveis do IR, enquanto as efetuadas aos demais planos podem ser abatidas no cálculo do imposto até o limite de 12% da renda tributável do contribuinte, por conta do diferimento fiscal.

Só pode deduzir o valor das contribuições ao PGBL quem paga IR e declara pelo modelo completo, onde é possível identificar as deduções.

O VGBL visa atender contribuintes que declaram pelo modelo simplificado e que, portanto, adotam um desconto único, de 20% sobre a renda tributável, desde que esse valor não supere R$ 15.197,02.

Quem opta pelo VGBL não tem nenhuma vantagem de dedução durante a fase de acumulação (fase em que está aplicando no plano), mas, em compensação, tem o benefício no momento do resgate.

Isso porque, no VGBL, o imposto incide apenas sobre os rendimentos obtidos e não sobre o valor total acumulado, como acontece no PGBL.

Fonte: uol.com.br


Linhas Financeiras

Posts relacionados

Previdência Corporate, por Redação

Ministério da Previdência discute ações para 2013

Pela primeira vez, gestores do Ministério da Previdência Social participaram de encontro com o titular da pasta para avaliar os resultados do Plano de Ação Integrado (PAI), documento que enumera ações e objetivos a serem alcançados pelo MPS até o fim do ano.

Previdência Corporate, por Redação

Ministro da Previdência Social inaugura agência do INSS em Ouro Branco

O ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho vem a Alagoas para inaugurar a agência da Previdência Social no município de Ouro Branco, nesta sexta-feira, 8 de março, às 11h30, localizada na Rua Coronel Lucena s/n, no bairro Luiz Gonzaga de Carvalho.

Previdência Corporate, por Redação

Opção por renda fixa ou variável é dilema na hora da previdência

Na hora de escolher o perfil do plano de previdência privada, o investidor enfrenta vários dilemas: fundos de renda fixa (escolha mais conservadora, embora ainda tenha risco), multimercado sem renda variável (médio risco) e multimercados com maior ou menor parcela de ações.

Previdência Corporate, por Redação

Planos de previdência para crianças custam a partir R$ 25 por mês

A vida universitária de Kátia Regina, hoje com 32 anos, foi muito parecida com a de diversos jovens da classe média brasileira. Tanto com os de sua época, no fim dos anos 1990, como com os de agora. Por cursar uma faculdade privada, precisou bancar os próprios estudos.

Previdência Corporate, por Redação

Site permite comparação de planos de previdência

Seguradora lança serviço que ajuda consumidor a entender a opção mais adequada ao seu perfil

Deixe seu Comentário:

=