Publicado por Redação em Dental - 03/11/2011 às 14:25:10

Profissionais irão discutir a importância da odontologia na UTI

Marcado para acontecer em  Porto Alegre, de 9 a 12 de novembro, o XVI Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva receberá mais de quatro mil profissionais para discutir os avanços no tratamento do paciente crítico atendidos nas mais de duas mil e quinhentas UTIs do país.
Um dos temas abordados será a Odontologia na UTI. “Com o constante surgimento de evidências científicas que respaldam o papel nocivo dos comprometimentos e das infecções dentárias e bucais para a degradação do estado geral dos pacientes alocados nas Unidades de Terapia Intensiva, a odontologia passa a dividir responsabilidades, com outros integrantes das equipes de saúde – especialmente nas questões referentes ao controle das infecções e da melhor oferta de conforto a esses pacientes”, salienta a cirurgiã dentista Teresa Márcia Morais, presidente do Departamento de Odontologia da AMIB (Associação de Medicina Intensiva Brasileira) e também Coordenadora do Departamento de Odontologia da Santa Casa de Barretos.
A falta de tratamento dentário aumenta a possibilidade de infecções e sepse nas Unidades de Terapia Intensiva e pode causar até pneumonia — doença responsável por 30% das mortes nesse ambiente. A higiene bucal deficiente é comum em pacientes internados em UTIs. “Esse problema propicia a colonização do biofilme bucal por microrganismos patogênicos, especialmente respiratórios”, alerta a cirurgiã dentista intensivista.

Fonte:http://www.rhbeneficios.com.br|03.11.11


Posts relacionados

Dental, por Redação

Sorrir ajuda na hora da conquista

O sorriso pode ser uma arma importantíssima na hora da conquista. Ele cativa, encanta e convida as pessoas a se aproximarem. Uma pesquisa, publicada na revista Social Behavior e Personality, afirma que o sorriso aumenta as chances de paquera.

Dental, por Redação

Férias exigem atenção com saúde bucal

No período de férias escolares, é muito comum que as crianças saiam da rotina, esquecendo de atividades simples como a escovação. Por esse motivo os pais devem redobrar a atenção com o cuidado bucal de seus filhos nessa época, também marcada pelo alto consumo de açúcar.

Deixe seu Comentário:

=