Publicado por Redação em Dental - 04/10/2012 às 09:01:08

Bruxismo atinge cerca de 30 milhões de brasileiros

Dores na face, nos músculos da mandíbula e no pescoço são algumas das queixas feitas por pacientes nos consultórios odontológicos. Os sintomas podem ser sinais de bruxismo. Quando os pacientes chegam aos consultórios o desgaste nos dentes já está muito avançado.

Nesta quarta feira (3), comemora-se o Dia Mundial do Dentista, e entre os casos de problemas relatados nos consultórios está o bruxismo. Segundo o dentista  Gregório Magno Júnior,  é devido ao estresse que homens, mulheres e até crianças apresentam bruxismo do sono à  noite e durante o dia. De acordo com dados apresentados no Congresso Internacional de Odontologia, em 2011, doença atinge cerca de 30 milhões de pessoas no Brasil.

A doença é reconhecida também pelo ranger de dentes durante o sono ou mesmo durante o dia em pacientes que apresentam tique de raspar um dentre no outro. O hábito causa fortes dores na cabeça, ouvido e nos músculos da mandíbula. Em longo prazo, a pessoa pode perder o esmalte dos dentes e há o amolecimento deles, podendo levar à  perda, sendo necessária até a implantação de próteses.

“O problema é que os pacientes chegam ao consultório com os dentes muito desgastados. O ideal é fazer visitas regulares ao dentista para que qualquer tipo de doença seja diagnosticada antes que o caso seja irreversível”, alertou Gregório.

O tratamento do bruxismo, segundo o dentista, é feito a partir da utilização de placas de silicone que evitam que os dentes raspem uns nos outros. “Atrelado ao uso das placas é necessário que o paciente altere a rotina ao dormir ou durante o dia a dia. Sugiro que ouçam músicas relaxantes, leiam livros e quem sabe fazer uma terapia que auxiliará o paciente a controlar-se em situações estressantes”, detalhou.

De acordo com estudos, o bruxismo atinge a população na faixa etária entre 15 e 35 anos, porém as mulheres ocupam são mais propensas a apresentar a doença. A justificativa está atrelada à  condição hormonal e afetiva. Nos adolescentes, as razões para o aparecimento do bruxismo estão relacionadas às transformações físicas e emocionais.

Fonte: acritica.uol.com.br


Massificados

Posts relacionados

Dental, por Redação

Coordenação de saúde bucal da SMS alerta para riscos de piercing na boca

Sensibilizar e qualificar os tatuadores e colocadores de piercing, orientando-os quanto aos cuidados necessários. Esse foi o objetivo de uma palestrada dada, hoje à tarde, no auditório da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), pelo coordenador de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), José Guimarães Neto, e pelo cirurgião bucomaxilofacial da SMS, João Paulo Araújo.

Dental, por Redação

Doença periodontal e cardiovascular têm relação; saiba mais

As doenças cardiovasculares afetam o coração e/ou os vasos sanguíneos. Mais de 50 milhões de americanos têm problemas de natureza cardíaca e vascular, fazendo com que, nos Estados Unidos, as doenças cardiovasculares apareçam como a primeira causa de morte e invalidez.

Dental, por Redação

Conheças 5 efeitos do estresse na saúde bucal

Contas para pagar, chefe, trânsito. Muitos são os gatilhos para desencadear o estresse e, a partir daí, as consequências para organismo são inúmeras.

Dental, por Redação

Uso adequado do creme dental garante segurança

Um relato de caso que recentemente apareceu nos noticiários descreve quatro histórias de pacientes que disseram ter desenvolvido problemas neurológicos, presumivelmente por ingestão excessiva de alguns cremes dentais contendo zinco.

Deixe seu Comentário:

=