Publicado por Redação em Dental - 03/12/2013 às 13:16:06
Pré-natal odontológico previne cárie em bebês
O início da gravidez é o momento propício para procurar um profissional de odontologia para fazer exames bucais. É o chamado pré-natal odontológico, em que o dentista observa o estado de saúde bucal da gestante para evitar o agravamento de problemas já instalados e para prevenção de outras doenças da boca.
Nesse período, a mulher se torna mais suscetível a doenças bucais, como a cárie. Um dos motivos é o conjunto de alterações hormonais típico desta fase, que modifica a saliva e o pH da boca.
Ao mesmo tempo, o estômago é comprimido pelo útero que está aumentado, e tem sua capacidade diminuída. Assim, a gestante adapta sua rotina alimentar, e pode passar a ingerir pequenas quantidades de alimentos diversas vezes ao dia. Ocorre que nem sempre o número de escovação acompanha esse aumento de refeições. “Algumas gestante dizem que as náuseas são as principais culpadas, já que o enjoo aumenta na hora de escovar os dentes”, diz Rosana Possobon, coordenadora do Centro de Pesquisa e Atendimento Odontológico para Pacientes Especiais (Cepae) da Faculdade de Odontologia da Unicamp.
O problema é que o conjunto de mudança na salivação e dos hábitos alimentares e de higiene formam o cenário perfeito para a cárie. Essa doença também é considerada um fator de risco ao desenvolvimento da criança. Isso porque a cárie pode trazer consigo a dor, que aumenta a produção de hormônios relacionados ao estresse, como a adrenalina e o cortisol, e podem ser prejudiciais ao feto.
Proteja o bebê
Há também o risco de contaminação da criança, após seu nascimento, pelas bactérias da cárie presentes na boca da mãe. Pesquisadores acompanharam 16 dias de mãe com seus filhos (faixa etária inicial entre 4 e 8 meses), por um período de 20 meses. Foi relatado que as mães foram as principais fontes de infecção de cárie para seus filhos, com uma taxa de ocorrência de transmissão de 81,3%.
O dentista pode contribuir para que a gestação siga com tranquilidade. “O dentista deve estar preparado para orientar a paciente não somente do ponto de vista clínico odontológico, mas promover mudanças na dieta da mulher para que ela tenha hábitos saudáveis de alimentação e, especialmente, sobre a importância e o manejo do aleitamento materno, o que irá contribuir de forma ampla para a saúde da criança”, afirma Rosana.
Fonte: www.terra.com.br
Posts relacionados
Dental, por Redação
Um levantamento feito pelo Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) revela que 27,9% dos Cirurgiões-Dentistas que trabalham no estado já sofreram roubos ou furtos nos últimos cinco anos. Segundo a pesquisa, que ouviu mil profissionais da área, 19,2% já sofreram algum furto e 8,7% foram roubados. Os Cirurgiões-Dentistas vítimas de arrombamento somaram em 18,4%.
A pesquisa indicou ainda a subnotificação dos crimes. Entre as vítimas de furto, 31% fizeram queixa à polícia. O índice sobe para 57% entre os que passaram por arrombamentos e para 78% entre os que foram roubados. Segundo o levantamento, 43% dos entrevistados sentem-se inseguros em seus consultórios.
e acordo com o CROSP, o objetivo da pesquisa é conhecer as medidas de segurança adotadas pelos profissionais para que a instituição possa orientá-los na prevenção de crimes contra a categoria. “Hoje, pelo nosso levantamento, o uso de câmeras de vídeo e de alarmes são os recursos mais tradicionais, bem como as grades de proteção”, ressalta o presidente da entidade, Claudio Yukio Miyake.
Os crimes contra os Cirurgiões-Dentistas passaram a chamar a atenção em 2013, após dois casos em que profissionais foram queimados vivos em seus consultórios. Em abril daquele ano, em São Bernardo do Campo, um grupo de ladrões ateou fogo ao corpo de Cinthya Magaly Moutinho de Souza, de 46 anos, após constatarem que havia apenas R$ 30 na conta da Cirurgiã-Dentista. Cerca de um mês depois, Alexandre Peçanha Gaddy também foi assassinado de maneira semelhante, em São José dos Campos, interior paulista.
Fonte: EBC
Dental, por Redação
30% da população tem mau hálito; veja como eliminá-lo
Dental, por Redação
Para fortalecer o Programa Brasil Sorridente, o Governo Federal irá destinar R$ 3,6 bilhões para ampliação das equipes de Saúde Bucal e de Centros de Especialidades Odontológicas, até 2014.
Dental, por Redação
Quando o assunto é higiene bucal, logo pensamos na escovação dos dentes. Claro que a higienização e o uso do fio dental são essenciais para manter a higiene bucal, mas é importante saber que boca é composta pelos dentes, gengiva, língua e garganta.
Dental, por Redação
A investigação, realizada na Universidade de Southern Illinois, demonstra que os elevados níveis de acidez destas bebidas promove a desmineralização do esmalte dentário de forma generalizada.
Dental, por Redação
Bactérias bucais que entram na corrente sanguínea são capazes de causar coágulos sanguíneos e iniciar uma infecção do revestimento interno do coração, dizem pesquisadores do Colégio Real de Cirurgiões da Irlanda e da Universidade de Bristol.
Dental, por Redação
O brasileiro passou a se preocupar mais com a saúde bucal é o que mostra uma pesquisa realizada pela Organização Mundial de Saúde e comprovada pela empresa especializada em oral care, Gift do Brasil.
Deixe seu Comentário: