Publicado por Redação em Previdência Corporate - 08/08/2013 às 11:41:11

Primeira parcela do 13º salário de aposentados do INSS será paga este mês

A primeira parcela do décimo-terceiro salário de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começará a ser paga no dia 26 de agosto. De acordo com a portaria que autoriza o pagamento, publicada no Diário Oficial da União (DOU) da última segunda-feira (6/8), os depósitos serão feitos entre os dias 26 de agosto e 6 de setembro.
 
Segundo o Ministério da Previdência Social, a expectativa é que 26,5 milhões de pessoas recebam a primeira parcela, e a injeção de R$ 12 bilhões na economia. No ano passado, foram pagos R$ 130 bilhões com o décimo-terceiro dos trabalhadores brasileiros - 2,9% do Produto Interno Bruto (PIB).
 
Sobre a primeira parcela do décimo-terceiro, não incidem imposto de renda ou recolhimento para a Previdência - cobrados somente sobre a segunda parcela do benefício. Para os trabalhadores com carteira assinada, a primeira parcela deve ser paga entre 1º de fevereiro e 30 de novembro. A segunda, até o dia 20 de dezembro. Para os servidores públicos, a regra é diferente. A primeira parcela é paga em julho, com base no salário de junho; e a segunda, em dezembro, com base no salário de novembro.
 
Têm direito ao décimo-terceiro salário os trabalhadores do serviço público e da iniciativa privada, urbano ou rural, avulso e doméstico, bem como os aposentados e pensionistas do INSS. Não têm direito quem recebe amparo previdenciário do trabalhador rural, renda mensal vitalícia, amparo assistencial ao idoso e a pessoa com deficiência, auxílio suplementar por acidente de trabalho, pensão mensal vitalícia, abono de permanência em serviço, vantagem do servidor aposentado por autarquia empregadora e salário-família.
 
Fonte: Correio Braziliense

Posts relacionados

Previdência Corporate, por Redação

Unidade Móvel da Previdência Social está na cidade de Iguape, SP

Moradores poderão resolver pendências com o INSS. Unidade está na sede da promoção social.

Previdência Corporate, por Redação

Aposentados e pensionistas poderão descontar gastos com remédios do IR

Pela proposta, o benefício será concedido mediante apresentação de receita médica e nota fiscal pelos que têm renda mensal inferior a seis salários mínimos

Previdência Corporate, por Redação

Está perto de se aposentar? Entenda a regra dos 4% e saiba quanto custa viver bem

Você está prestes a se aposentar, ou mesmo que ainda falte muitos anos para parar de trabalhar, já está pensando em qual será a sua renda naquela fase da vida?

Deixe seu Comentário:

=