Publicado por Redação em Previdência Corporate - 25/04/2013 às 09:42:12
IR 2013: ainda é possível corrigir dados da declaração já enviada
Desde 1º de março é preciso entregar a declaração do Imposto de Renda. Confira explicações de especialistas sobre as principais dúvidas dos leitores
Receita Federal espera receber 26 milhões de declarações em 2013. Todos os contribuintes que receberam no ano passado rendimentos tributáveis superiores a 24.556,65 reais precisam prestar contas ao Fisco. Quem deixar de entregar o IR 2013 pode ser multado em 165,74 reais ou ser obrigado a pagar 20% do valor do imposto devido. A pergunta abaixo pode ajudá-lo a preencher sua declaração de renda.
Já enviei minha declaração de ajuste anual 2013, ano-base 2012, e programei o pagamento do imposto no débito automático. No entanto, agora, percebi que esqueci de incluir alguns rendimentos na declaração. É melhor deixar como está, esperar o débito ser feito e, mais tarde, fazer a retificação, ou devo corrigir os dados imediatamente para não correr o risco de cair na malha fina? Nesse caso, devo cancelar o débito automático, já que os valores a serem pagos à Receita Federal podem mudar?
Até 30 de abril de 2013 é possível fazer a declaração retificadora e alterar apenas o modelo de tributação escolhido - completo pelo simplificado ou vice-versa. Após a entrega da declaração, não há como mudar as quantidades de parcelas de pagamento. Se houver mudança do valor a ser pago, haverá recolhimento e compensação, conforme o caso.
Dúvidas – Em sua página na internet, a Receita Federal mantém uma lista de perguntas e respostas das dúvidas mais frequentes.
Dúvidas – Em sua página na internet, a Receita Federal mantém uma lista de perguntas e respostas das dúvidas mais frequentes.
Manual – O Centro de Orientação Fiscal (Cenofisco), parceiro do site de VEJA no IR 2013, disponibilizou um manual para auxiliar no preenchimento da declaração. O material, com 89 páginas, aborda detalhadamente os principais pontos da declaração.
Fonte: Veja
Posts relacionados
NSS promete rapidez na troca do informe do IR
Prazo termina no dia 30 de abril.
Revisão pode atingir 600 mil benefícios do INSS
A Justiça concedeu liminar garantindo a revisão a auxílios-doença, aposentadorias por invalidez e pensões concedidas pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) entre 29 de novembro de 1999 e agosto de 2009.
IR 2012: principal dúvida do contribuinte é como declarar investimento em ações
Quase um mês depois do início da temporada de entrega da Declaração de Ajuste Anual, as dúvidas ainda existem. Quem deve declarar e como preencher o documento são questões bastante comuns entre os contribuintes nesta época do ano.
Previdência Social reconhece necessidade de ajuste na aposentadoria por tempo de contribuição
O Ministério da Previdência Social divulgou hoje estudo em que reconhece a necessidade de "ajustes" na modalidade de concessão de aposentadoria por tempo de contribuição. Razão? Garantir a sustentabilidade do sistema" em favor das gerações futuras. Até agora, são exigidos 35 anos de contribuição para o homem e 30 anos, para a mulher.


