Publicado por Redação em Previdência Corporate - 08/04/2015 às 11:06:45

Pesquisa mostra que 57% das pessoas não planejam aposentadoria

Serviço de Proteção ao Crédito ouviu 662 consumidores nas capitais do país para apurar o nível de preocupação com o tema; índices são maiores entre mulheres e entre os que têm menor escolaridade.

São Paulo – Pesquisa divulgada hoje (7) pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) mostra que 57% das pessoas não fazem planejamento de aposentadoria.

Entre as 662 pessoas ouvidas nas 26 capitais do país mais o Distrito Federal, a pesquisa mostra também que esse índice é de 59% entre as mulheres, e de 54% entre os homens.

Levando em conta a escolaridade, o índice sobe para 62% entre os que têm até o ensino fundamental completo.

Para os 43% dos trabalhadores que se preocupam com o tema, o planejamento é mais presente nas as classes de maior poder aquisitivo e maior escolaridade. Já entre as opções para assegurar um futuro mais tranquilo, 25% citam a poupança e 14%, a previdência privada.

Mas, segundo o SPC, é importante dar importância à previdência oficial, pelo INSS.

Deve-se “recolher o INSS mesmo quando resolver dar um tempo para estudar, lazer etc.; o não recolhimento vai prejudicar o futuro já que o imposto é cumulativo”, diz a nota do SPC divulgada com a pesquisa.

O SPC também alerta que o trabalhador deve atentar para a tributação da previdência privada ao analisar as opções que têm à disposição para planejar a aposentadoria.

Caso precise resgatar o dinheiro da previdência privada para a aquisição de um bem ou quitação de uma dívida, entre outros fatores, a incidência de imposto pode decepcionar o trabalhador.

Os sistema traz duas formas de tributação, que pode ser regressiva, com alíquotas que começam em 35% e vão se reduzindo com o tempo, ou progressiva, à semelhança do salário – quanto maior o valor, maior a alíquota.

Fonte: Rede Brasil Atual


Posts relacionados

Previdência Corporate, por Redação

Dívidas com a Previdência podem ser parceladas em até 20 anos

Governos estaduais e municipais poderão parcelar em até 240 meses dívidas com o Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) acumuladas até outubro de 2012. A nova regra foi estabelecida na última sexta-feira (18), por meio de portaria assinada pelo ministro da Previdência, Garibaldi Alves Filho.

Previdência Corporate, por Redação

Incluir autônomos na Previdência Social é o maior desafio do Brasil na área, diz Ipea

Mesmo com uma série de medidas para motivar a contribuição de prestadores de serviço e pequenos empresários à Previdência Social, o Brasil ainda apresenta um déficit de cobertura, segundo o estudo "Políticas sociais: análise e acompanhamento", lançado hoje (8) pelo Instituto de Pesquisa Economia Aplicada.

Previdência Corporate, por Redação

Ministro descarta que crise global afete a Previdência

O ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, afirmou na quarta-feira que a crise financeira internacional não afetou e não afetará a arrecadação previdenciária.

Previdência Corporate, por Redação

Segurada do INSS poderá ter licença-maternidade ampliada para 180 dias

O salário-maternidade poderá ser pago à segurada da Previdência Social durante 180 dias (6 meses). A previsão está no Projeto de Lei 2299/11, do deputado Bonifácio de Andrada (PSDB-MG), em análise na Câmara.

Deixe seu Comentário:

=