Publicado por Redação em Previdência Corporate - 30/10/2014 às 07:00:16

Previdência aberta supera fechada em 5 anos

O patrimônio da previdência privada aberta deve superar os ativos dos fundos de pensão (previdência fechada) dentro de cinco anos, segundo estimativa do presidente da Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (Fenaprevi), Osvaldo do Nascimento.

Segundo balanço da entidade, a carteira de investimentos da previdência aberta fechou junho deste ano com R$ 401 bilhões em ativos, uma expansão de 12,14% em relação a junho de 2013.

Já o patrimônio dos fundos de pensão, de acordo com dados da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp), fechou o mesmo mês com R$ 667,8 bilhões, alta apenas de 6,03% em relação ao junho de 2013.

Cruzando os patrimônios, a carteira da previdência aberta precisaria, hoje, crescer 66,5% para alcançar a previdência fechada.

"A indústria de fundos de pensão está pagando mais subsídios do que recebendo contribuições. Ela está parada", justificou Nascimento. "Como nossa indústria [de previdência aberta] recebe mais do que gasta, ela cresce mais e em cinco anos tende a ficar maior", completou o especialista.

De acordo com ele, há cinco anos o mercado de previdência aberta representava menos de 25% do patrimônio das previdências privadas. "Hoje, nós já somos mais da metade", disse.

Nascimento ressaltou, no entanto, que a contratação de novos funcionários pelo setor público tende a alavancar os fundos de pensão e impulsionar o crescimento do mercado.

Paternalismo

Para Nascimento, os brasileiros têm enraizado na cultura uma dependência muito grande do Estado. No caso da previdência, de acordo com ele, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) cria um colchão que limita o crescimento da previdência complementar (que engloba as previdências aberta e fechada).

"O Brasil tem um previdência social muito forte e tem um teto [de benefício] que é muito maior que a renda média dos brasileiros", observou o presidente da Fenaprevi. "Quando você pega os Estados Unidos, por exemplo, a previdência social é fraca. Se não tiver previdência privada você está perdido", completou.

O especialista afirmou que o paternalismo vai além da previdência, chegando a todos os setores, até mesmo na morte - a população, normalmente, tem o auxílio das prefeituras nos funerais.

Inchaço da máquina

Segundo Nascimento, contudo, o amparo dado pelo INSS aos aposentados e pensionistas tem um custo: o inchaço dos gastos públicos, que está aumentando cada vez mais e, no futuro, pode gerar um déficit primário insustentável.

"Hoje, tem mais gente se aposentando do que entrando no mercado de trabalho", observou Nascimento.

O presidente da Fenaprevi afirmou que os jovens já estão percebendo isso e estão mais conscientes da importância de possuir uma previdência complementar. De acordo com ele, a previdência privada é vista como uma forma de diversificação de investimentos.

"É diferente da população de 60 ou 80 anos, que vê a previdência como uma fonte de geração de renda", observou.

Fonte: http://www.sindsegsp.org.br


Posts relacionados

Previdência Corporate, por Redação

Pequenas e médias empresas apostam na previdência privada

O investimento pode ser feito com orçamento enxuto e garante participação na disputa de talentos com as grandes corporações  

Previdência Corporate, por Redação

Secretário da Receita evita fazer estimativas sobre arrecadação

O secretário da Receita Federal, Carlos Alberto Barreto, evitou fazer estimativas sobre o crescimento da arrecadação para o ano de 2013. Segundo ele, os números do primeiro trimestre foram influenciados pelos dados do ano anterior.

Previdência Corporate, por Redação

Previdência social inaugura agência em atalaia/al nesta terça(20)

A Previdência Social inaugura, nesta terça-feira (20), às 10h, uma nova unidade de atendimento ao público em Atalaia, no estado do Alagoas. A agência será entregue à população do município pelo ministro da Previdencia Social, Garibaldi Alves Filho, e vai beneficiar uma população de 44 mil habitantes.

Previdência Corporate, por Redação

Funcionários do INSS fazem dia de paralisação; SP adere parcialmente

Funcionários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) fazem nesta quarta-feira uma paralisação para exigir reposição salarial e melhores condições de trabalho.

Previdência Corporate, por Redação

Termina dia 31 prazo para economizar IR 2012 com previdência

Até o último dia útil deste mês os contribuintes do Imposto de Renda (IR) podem optar por fazer aportes em um plano de previdência privada para deduzir esses valores na declaração de ajuste de 2012 (ano-calendário 2011)

Previdência Corporate, por Redação

Estado tem lei para a previdência complementar

O governador Geraldo Alckmin sancionou ontem a lei propondo a criação de um sistema complementar de previdência para os servidores estaduais, conforme disposto na Constituição Federal.

Deixe seu Comentário:

=