Publicado por Redação em Previdência Corporate - 18/06/2013 às 16:27:45

IR pago sobre lucro pode ser restituído em caso de prejuízo?

Internauta investe em fundo de inflação e pergunta se o imposto pago sobre rendimentos do fundo em 2012 pode ser devolvido este ano, caso ele tenha prejuízo

 Dúvida do internauta: Desde o início de 2012 tenho uma aplicação em um fundo de inflação atrelado a NTN-Bs (Notas do Tesouro Nacional série B) e fiz um novo aporte em janeiro de 2013. As recentes quedas desse fundos corroeram todo o rendimento que obtive no ano passado. Diante dessas desvalorizações, caso eu resolva resgatar o dinheiro investido, eu posso obter a restituição do imposto de renda que eu paguei sobre os meus rendimentos do ano passado? Como o propósito dessa aplicação é para o longo prazo, se eu decidir manter a aplicação, eu consigo recuperar esse prejuízo ao longo do tempo?

 Resposta de Bolivar Godinho*:

A Receita Federal não restitui o imposto de renda pago sobre rendimentos obtidos no passado.

Os rendimentos de operações de renda fixa e de fundos de investimento são tributados exclusivamente na fonte. O administrador do fundo manterá o histórico de prejuízo do cliente e compensará eventuais perdas com o rendimento futuro do fundo. No momento do resgate o investidor pagará imposto somente sobre a diferença.

Lembrando que os prejuízos em fundos só podem ser compensados com lucros futuros se os fundos forem da mesma classe e administrados pelo mesmo administrador.

Como eu expliquei em uma resposta anteriormente publicada, é possível recuperar o prejuízo porque quando as taxas de juros se estabilizarem, o rendimento do fundo será maior. Entretanto, existe o risco de novas perdas caso as taxas de juros continuem subindo.

As Notas do Tesouro Nacional Série B (NTN-B), títulos do Tesouro Direto que são corrigidos pelo IPCA, estão apresentando perdas devido à recomposição das taxas de juros, ocasionada pela elevação da taxa Selic e pelas expectativas de novas elevações por parte do Banco Central (entenda esse movimento das NTN-Bs).

Entre em contato com o administrador do fundo e pergunte o prazo médio da carteira de NTN-B. Quanto maior o prazo, maior o risco.

*Bolivar Godinho é professor de Finanças EPPEN - UNIFESP. Atuou por 33 anos no mercado financeiro em cargos de direção na área de asset management dos bancos Noroeste e Fibra e concluiu em 2012 doutorado na FEA-USP, com a tese sobre fundos de investimento.

Fonte: exame.abril.com.br


Posts relacionados

Previdência Corporate, por Redação

Desempregado também pode contribuir com a Previdência

A contribuição com a Previdência Social não é exclusividade de quem trabalha com carteira assinada. Quem é desempregado, ou mesmo nunca trabalhou, pode contribuir voluntariamente para garantir uma aposentadoria mais tranquila.

Previdência Corporate, por Redação

Previdência: investir percentual do salário pode garantir renda maior na aposentadoria

Investir em previdência privada é a solução encontrada por muitas pessoas para garantir a manutenção do padrão de vida após determinada idade, principalmente quando param de trabalhar.

Previdência Corporate, por Redação

Previdência apresenta equilíbrio financeiro e recebe certificado

Técnicos do Ministério da Previdência Social constataram que o Instituto de Previdência do Município de João Pessoa (IPM-JP) encontra-se apto a honrar com o pagamento de aposentadorias e pensões dos servidores com projeção de 65 anos à frente

Previdência Corporate, por Redação

Previdência privada pode significar menos IR no ano que vem

Estima-se que, para ter uma aposentadoria tranquila, o ideal seria receber, por mês, benefício equivalente a 70% do valor último salário como empregado.

Deixe seu Comentário:

=