Publicado por Redação em Dental - 08/09/2016 às 10:00:29

Por que os índios praticamente não tinham cárie?

 A alimentação indígena sempre teve como base verduras e legumes crus, assim os índios eram obrigados a mastigar muito bem os alimentos para poder ter uma boa digestão. Foto: Filipe Frazão / Shutterstock

Dieta a base de alimentos crus, sem açúcar e muita água são o segredo da saúde bucal desse povo

Ontem foi dia da Independência do Brasil, data que marca o fim do domínio português sobre nós e início da autonomia política do país. Mas antes de todo esse rebuliço europeu por aqui, outra cultura predominava: a indígena. Por não terem nenhum contato com a civilização, esse povo vivia relativamente livre de certas doenças “da realeza” como gripe, tuberculose e até a cárie. E o segredo desse elixir da saúde é mais simples do que se imagina.

Não, o segredo não está na genética de nossos ancestrais e nem nos remédios naturais milagrosos que os índios eram capazes de fazer (embora não podemos tirar totalmente os méritos disso). A verdade é que, segundo Yonaá Lourdes Cardoso, professora da história da Odontologia, o segredo está no estilo de vida e na dieta que eles tinham.

“A alimentação indígena sempre teve como base verduras e legumes crus, assim os índios eram obrigados a mastigar muito bem os alimentos para poder ter uma boa digestão. Além disso, eles sempre ingeriram muita água”, diz a especialista.

Combinação perfeita

Essa combinação, mesmo que sem querer, sempre foi uma aliada da saúde bucal dos indíos. Primeiro, porque os alimentos fibrosos ajudam a manter os dentes limpos por causa do atrito que eles causam diretamente no esmalte dental, removendo naturalmente parte da placa bacteriana que costuma se acumular perto da gengiva.

“Esses alimentos naturais, tirados diretamente da terra, estão livres de açúcar industrializado, gordura e outros aditivos artificiais que colaboram para a degradação dental”, diz Yonaá.

E segundo, porque o alto consumo de água contribui para manter a quantidade e a qualidade da saliva em dia e como esse fluído é o detergente natural da boca, a água acaba se tornando uma arma forte contra a cárie. Como já sabemos, a saliva neutraliza o conteúdo do esôfago, dilui o suco gástrico, controla a acidez da boca, ajuda a formar o bolo alimentar e, devido ao seu conteúdo de amilase, quebra o amido.

“Mesmo sem ter nenhuma preocupação direta com a saúde bucal, os índios mantinham hábitos que colaboravam para um ambiente bucal sadio. Se alimentando e se hidratando como faziam, eles mantinham a boca saudável e a incidência de cárie bem reduzida”, diz a professora.

Nem tudo é exemplo

No entanto, nem todas as tribos seguiam essa dieta tão amiga da saúde bucal. Algumas tinham como alimento base a mandioca, item rico em carboidrato.

“Não eram todas as tribos que estavam isentas da cárie ou de outras doenças (bucais ou não) relacionadas com uma dieta calórica. Algumas se alimentavam basicamente de mingaus de mandioca ou de milho, beiju (espécie de bolo feito com massa de farinha de mandioca fina), tapioca, pirão e mel. Nessas tribos, a cárie já era um problema concreto e há relatos que alguns índios teriam chegado a morrer devido a complicações bucais”, diz Yonaá.

Dieta indígena

Para a professora, embora a oferta atual de produtos industrializados seja bastante grande, é possível basear a nossa dieta nos costumes indígenas. “Opte por produtos naturais, fibrosos, menos ácidos e com pouco açúcar. No mais, hoje em dia temos a vantagem de contar com produtos para uma boa higienização bucal como água fluoretada, escova e pasta de dente e fio dental, itens que os índios não tinham naquela época, ou seja, hoje está ainda mais fácil evitar a cárie e outros problemas bucais”, brinca Yonaá.

Fonte: Terra Saúde Bucal


Posts relacionados

Dental, por Redação

Medo de dentista pode passar de pai para filho

Sem perceber, os pais podem passar traumas que carregam durante a vida para seus filhos, quase como uma herança. Isso acontece também com a consulta no dentista.

Dental, por Redação

Segundo pesquisas, 90% dos casos de mau hálito ocorrem de origem bucal

A deficiência na produção da saliva também pode originar o problema

Dental, por Redação

Sensibilidade nos dentes, entenda

Quando escovamos os dentes, consumimos comidas e bebidas ácidas temos aquela aflição, pois sentimos os dentes sensíveis. Este problema afeta cerca de 40 milhões de adultos só nos Estados Unidos.

Dental, por Redação

Veja como aliar homeopatia à odontologia

A homeopatia já ganhou espaço na odontologia. Apesar de ainda não ser reconhecida como especialidade, tem se mostrado muito eficaz em alguns tratamentos bucais. Desde a anamnese, o atendimento é diferenciado.

Dental, por Redação

A saúde bucal insatisfatória das mães pode afetar a saúde bucal dos filhos no longo prazo

Mães podem desejar dar aos filhos o melhor de tudo, porém, uma mãe com problemas bucais pode estar transmitindo uma herança dolorosa aos seus descendentes, de acordo com pesquisadores na Nova Zelândia.

Deixe seu Comentário:

=