Publicado por Redação em Dental - 03/06/2013 às 10:11:41

Dor de dente ou dente quebrado; garanta um feriado sem susto

O ideal é sempre tentar casar a ida ao dentista com os dias que antecedem uma viagem mais longa. Como a agenda nem sempre permite essa organização, é bom anotar algumas dicas caso emergências aconteçam no meio da diversão.

Ih, quebrou
Quem tem crianças, por exemplo, pode ser surpreendido com um dente quebrado entre uma brincadeira e outra. A primeira coisa a fazer é deixar o pânico de lado e convocar todos para procurar o fragmento do dente. “Fique tranquilo, porque é possível recuperar o dente quebrado, com excelente qualidade estética, e mesmo se você perder o pedaço do dente quebrado, ainda há solução”, garante o cirurgião-dentista Joel dos Santos.
 
Quando conseguir encontrar o pedaço do dente, é indicado lavá-lo em água corrente e conservá-lo em leite ou soro fisiológico. Depois, procure imediatamente o seu dentista. “Caso não tenha esses produtos, coloque o fragmento em água ou saliva”, diz a dentista Melissa Maeda, da clínica Sorridents.
 
Se estiver longe de casa, e do seu dentista, busque um profissional com especialidade na área de dentística. “É indicado buscar informações com pessoas ou clínicas que tenham referencia na cidade visitada”, aconselha Joel.
 
Salvando um dente
Nos casos em que o dente cai inteiro, os cuidados são praticamente os mesmo, com alguns pontos de atenção. É preciso evitar tocar na raiz do dente para não lesar as células periodontais e, ao lavá-lo, segurá-lo apenas pela coroa. 
 
O próximo passo é conseguir um pouco de leite para conservar o dente. Segundo a professora Juliana Vilela Bastos, da Universidade Federal de Minas Gerais, para ter 100% de sucesso quando um dente sai completamente da boca, o reimplante deve ocorrer nos 10 minutos seguintes ao trauma ou ser armazenado no leite. “Se o dente for colocado em um recipiente com leite, esse tempo de 10 minutos passa para seis horas e, nesse período, é possível procurar atendimento médico”, diz Juliana. Segundo a professora, ao seguir essa indicação, as chances de sucesso do tratamento chegam a 100%.
 
Também é importante retirar a sujeira ou os fragmentos de dentes da área ferida e limpar com água morna. Caso esteja sangrando, a compressão (aperto) deve ser feita com gaze, algodão ou algum material do tipo. “De preferência com água oxigenada”, recomenda Joel. Se o dente quebrou depois de uma colisão ou pancada no rosto a compressa fria na face, no local do dente ferido, minimizará o inchaço. 
 
Dor de dente
Ela pode aparecer nos momentos mais inapropriados, durante um passeio, na hora de comer a comida típica do lugar ou no voo. O correto é procurar um especialista, mas caso a dor apareça assim de surpresa, o cirurgião-dentista José Eduardo de Oliveira Lima, da Topdent, indica o uso de analgésico para diminuir a dor. 
 
Tentar ficar tranquilo e relaxar também ajuda, uma vez que o nervosismo pode intensificar a dor. Optar por líquidos frios e alimentos com temperaturas mais amenas é o mais indicado. “Não faça bochechos com produtos antissépticos antes de saber o diagnóstico e procure um atendimento profissional assim que possível”, recomenda José Eduardo.
 
Fonte: Terra

Posts relacionados

Dental, por Redação

Busca por clareamento aumenta a cada ano

Para algumas pessoas ter boa aparência é ter um bom visual ou vestir-se bem. Para outras, é ter um sorriso mais branco. Segundo uma pesquisa, realizada em 2007 pela Academia Americana de Odontologia Cosmética, a busca pelo clareamento dentário parece aumentar a cada ano.

Dental, por Redação

Alveolite pode ser causada por extração dentária

Os dentes mais frequentemente extraídos são os terceiros molares, também chamados dentes do siso. Algumas pessoas têm, na boca, espaço suficiente para acomodar os dentes do siso enquanto outras sofrem devido à falta de espaço.

Dental, por Redação

Conheça a anatomia da boca

A boca é formada pelos dentes, língua, gengiva, palato – céu da boca –, bochecha e lábios. Esse grupo é responsável pelo início da digestão. Os dentes cortam os alimentos em partes menores.

Dental, por Redação

Cárie em dentes de leite pode estar ligada a obesidade e más escolhas alimentares

Um estudo com crianças pequenas que estavam tendo os dentes de leite tratados em decorrência de cárie mostrou que 28 % delas tinham percentil de índice de massa muscular acima de 85% - uma indicação de que a criança está acima do peso ou obesa.

Deixe seu Comentário:

=