Publicado por Redação em Dental - 27/07/2015 às 10:52:35

Escovar os dentes logo após a refeição? Veja 7 erros comuns

Enxaguar muito os dentes e fazer a escovação muito forte são alguns dos erros mais comuns

Escove seus dentes regularmente

1 - Enxaguar muito os dentes

Enquanto a maioria das pessoas pensa que é importante enxaguar muito bem após a escovação, os especialistas discordam. "Queremos que bocheche e cuspa, mas não lave. Assim deixa o flúor nos dentes por pelo menos 30 minutos após a escovação", disse Tam.

 

2 - Escovar logo após as refeições

Nada de comer e ir direto para o banheiro escovar os dentes. É importante esperar 30 minutos. "Alimentação e bebidas ácidas, como suco de laranja, suavizam o esmalte dos dentes, por isso é importante esperar que o pH da boca se equilibre novamente antes de escovar. Estamos sempre com pressa e, por isso, se não for possível esperar, ingira bebidas mais alcalinas, como leite, que são melhores para os dentes", ensinou o dentista.


3 - Escovar muito forte

Muitos acreditam que, para limpar adequadamente, precisa-se escovar bem forte. Grande engano! "Vemos um monte de dentes danificados por escovação vigorosa. Você deve usar uma escova de cerdas macias, o que irá certamente reduzir a quantidade de abrasão e, claro, escovar suavemente", recomendou.

 

4 – Escovar por menos de dois minutos

O tempo médio de escovação deve ser de dois minutos. Portanto, nada de escovar rapidinho. "Se escova por menos de dois minutos, é mais do que provável que esteja deixando depósitos de tártaro e comida nos dentes, bem como todas as manchas", alertou Tam.

 

5 - Petiscar muitas vezes

Petiscar muito ao longo do dia pode levar a problemas de saúde nos dentes e mais danos podem ser causados durante o processo de escovação. "Em uma boca normal, temos um nível de pH que é neutro e, quando petiscamos e comemos comida, os níveis de pH caem e tornam-se bastante ácidos, o que leva a problemas no esmalte", comentou o dentista. A saliva leva cinco minutos para fazer seu trabalho e restaurar o equilíbrio. Por isso, se petisca toda hora, cria um ambiente ácido por mais tempo, aumentando as chances de danos.

 

6 – Escovar apenas a parte da frente dos dentes

Há quem escove apenas a parte da frente dos dentes, porque é ela que fica visível ao sorrir e falar. Outro grande erro! "A placa se acumula na parte de trás dos dentes também", alertou Tam. É muito importante escovar a parte da frente, de trás, de cima e dos lados.

 

7 – Escovar no chuveiro

Escovar os dentes no chuveiro pode parecer uma ótima forma de otimizar o tempo, mas também é um erro, porque significa menos foco no processo de escovação. "É bom escovar os dentes na frente do espelho para que você esteja consciente do que está fazendo. Você precisa olhar o ângulo da escova e ter certeza que está na posição certa", comentou Tam. E não se esqueça de desligar a torneira da pia enquanto escova os dentes por, ao menos, dois minutos.

Fonte: Terra Saúde Bucal


Alper Consultoria em Seguros

Posts relacionados

Dental, por Redação

Pesquisa revela que 27% dos Cirurgiões-Dentistas já sofreram furtos ou roubos

Um levantamento feito pelo Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) revela que 27,9% dos Cirurgiões-Dentistas que trabalham no estado já sofreram roubos ou furtos nos últimos cinco anos. Segundo a pesquisa, que ouviu mil profissionais da área, 19,2% já sofreram algum furto e 8,7% foram roubados. Os Cirurgiões-Dentistas vítimas de arrombamento somaram em 18,4%. A pesquisa indicou ainda a subnotificação dos crimes. Entre as vítimas de furto, 31% fizeram queixa à polícia. O índice sobe para 57% entre os que passaram por arrombamentos e para 78% entre os que foram roubados. Segundo o levantamento, 43% dos entrevistados sentem-se inseguros em seus consultórios. e acordo com o CROSP, o objetivo da pesquisa é conhecer as medidas de segurança adotadas pelos profissionais para que a instituição possa orientá-los na prevenção de crimes contra a categoria. “Hoje, pelo nosso levantamento, o uso de câmeras de vídeo e de alarmes são os recursos mais tradicionais, bem como as grades de proteção”, ressalta o presidente da entidade, Claudio Yukio Miyake. Os crimes contra os Cirurgiões-Dentistas passaram a chamar a atenção em 2013, após dois casos em que profissionais foram queimados vivos em seus consultórios. Em abril daquele ano, em São Bernardo do Campo, um grupo de ladrões ateou fogo ao corpo de Cinthya Magaly Moutinho de Souza, de 46 anos, após constatarem que havia apenas R$ 30 na conta da Cirurgiã-Dentista. Cerca de um mês depois, Alexandre Peçanha Gaddy também foi assassinado de maneira semelhante, em São José dos Campos, interior paulista. Fonte: EBC

Dental, por Redação

Município recebe investimento de R$ 5 mil através do Programa Brasil Sorridente

O Ministério da Saúde contemplou através do Programa Brasil Sorridente 11 municípios do Estado do Piauí. O programa investe tanto na aquisição de material quanto no treinamento dos profissionais. A portaria autorizando o repasse foi publicada no final de dezembro de 2011.

Dental, por Redação

Estética Dental

Nos dias de hoje, a busca pela estética é um fator de muita influência sobre o comportamento das pessoas.

Deixe seu Comentário:

=