Publicado por Redação em Notícias Gerais - 19/07/2011 às 12:33:17

PL eleva a responsabilidade do empreiteiro sobre edifício para o dobro do tempo

SÃO PAULO – A Câmara dos Deputados avalia a proposta que aumenta para dez anos o prazo de responsabilidade do empreiteiro pela solidez e segurança dos edifícios. Atualmente, as construtoras são obrigadas a reparar os defeitos dos prédios apenas durante cinco anos após findada a construção.
 
O Projeto de Lei 243/11, do deputado Sandes Júnior (PP-GO), altera o Código Civil (Lei 10.406/02), conforme informações da Agência Câmara.
 
O autor do texto argumenta que não há justificativa técnica para que a responsabilidade  pela solidez e pela segurança da obra se limite a cinco anos. "O estado em que se encontra a construção civil brasileira permite e requer que esse prazo seja alongado", defende.
 
Qualidade da obra
O PL de Sandes Júnior é igual ao Projeto de Lei 4.749/09, apresentado pelo ex-deputado Celso Russomano (PP-SP) na última legislatura.
 
Os cinco anos previstos atualmente, segundo Russomano, não são suficientes para garantir a qualidade da obra. Determinados materiais de baixa qualidade conseguem resistir ao prazo legal, mas se deterioram após período.
 
"Uma forma de garantir que o material usado seja exatamente aquele do memorial descritivo – e não um material de baixa qualidade – é aumentar o prazo de garantia e de responsabilidade direta do construtor, salvaguardando o consumidor", completa.
 
Trâmite
O Projeto de Lei 243/11 está apensado ao PL 4.749/09 e será analisado pelas comissões de Densevolvimento Urbano e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
 
Fonte: web.infomoney.com.br | 19.07.11

Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Ibovespa engata alta após iniciar sem tendência, em dia de agenda escassa

O Ibovespa registra alta de 0,29%, atingindo 65.402 pontos na manhã desta terça-feira (3), após o início do pregão regular. Sem uma tendência definida ou indicadores relevantes para nortear a sessão, desde o pré-market o índice oscilou em torno da estabilidade.

Notícias Gerais, por Redação

Padre expulso durante ditadura volta ao Brasil após 31 anos

Expulso do Brasil pelo regime militar há 31 anos, o padre italiano Vito Miracapillo, 65, retornou ao país nesta semana depois de ser autorizado pelo governo federal a renovar seu visto permanente.

Deixe seu Comentário:

=