Publicado por Redação em Notícias Gerais - 10/06/2011 às 11:10:19

Fundos de pensão devem investir mais em educação previdenciária, diz Previc

SÃO PAULO – Os fundos de pensão poderiam investir mais em programas de educação previdenciária não fosse alguns mitos sobre esse meio de difusão de informação.

Em seminário sobre educação previdenciária, realizado na última semana, o coordenador da Previc (Superintendência Nacional de Previdência Complementar), Fábio Coelho, disse que ainda há alguns conceitos sobre a criação dos programas por parte das entidades fechadas de previdência complementar que devem ser desfeitos.

“Existem alguns mitos em torno dos programas de educação financeira que precisam ser quebrados, como, por exemplo, de que uma pequena entidade não consegue ou não pode apresentar um bom projeto ou de que essa iniciativa tem que ser apenas para os participantes dos fundos”, disse, segundo a Previdência Social.

Coelho reforçou que os programas de educação previdenciária podem ser boas ferramentas para as entidades fechadas de previdência complementar para explicar assuntos relacionados aos fundos de pensão aos participantes.

Crescimento
O diretor da Previc, Edevaldo Fernandes, afirmou durante o encontro que o número de projetos de educação previdenciária deve crescer neste ano, bem como o número de pessoas beneficiadas. Para Fernandes, os programas devem ser heterogêneos, com as especificidades adequadas aos diferentes públicos.

“Devemos pensar os programas de modo que as abordagens sejam segregadas de acordo com o perfil dos participantes que serão atingidos, levando em conta, por exemplo, sua capacidade de poupança”, disse Fernandes.

Investimento
A representante da Abrapp (Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar), Marisa Bravi, reforçou ainda que os programas de educação previdenciária devem ser vistos como investimento e não despesas. “O retorno para a entidade é garantido”.

“A nova legislação inseriu os participantes no dia a dia das entidades e os colocou como sujeitos na história dos fundos de pensão. Com isso, surgiu a necessidade de formar e capacitar rapidamente esses participantes que, a partir de então, fariam parte da gerência das entidades”, considerou o representante da Anapar (Associação Nacional dos Participantes dos Fundos de Pensão), Antônio Bráulio de Carvalho.

Fonte: web.infomoney.com.br | 10.06.11


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Micro e pequenas empresas batem recorde em pontualidade de pagamentos

Pontualidade de pagamentos das micro e pequenas atinge o melhor nível para o mês de março desde 2006, revela pesquisa

Notícias Gerais, por Redação

Confiança do consumidor tem alta em julho, diz CNI

Uma pesquisa divulgada pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI) nesta segunda-feira mostrou que o consumidor brasileiro continua confiante.

Notícias Gerais, por Redação

Despesas Pessoais e Habitação influenciam alta da inflação na prévia do mês

A prévia da inflação oficial do País, medida pelo IPCA-15 (Índice de Preços ao Consumidor Amplo - 15), teve variação de 0,43% em abril. Frente a março, o indicador subiu 0,18 ponto percentual, visto que, na medição daquele mês, a inflação ficou em 0,25%,

Notícias Gerais, por Redação

Por PIB de 4%, Dilma estaria disposta a reduzir impostos

A presidente Dilma Rousseff tem como principal missão neste ano um crescimento econômico de 4% e está disposta a reduzir impostos, tomar medidas de estímulo e possivelmente sacrificar outras metas se preciso, disseram fontes do governo à Reuters.

Notícias Gerais, por Redação

Corretoras mostram pessimismo e sugerem ações desvalorizadas

"Cenário tenebroso", "estragos" e "perdas generalizadas" são expressões constantes dos relatórios distribuídos pelas corretoras de valores com suas perspectivas para o mês de outubro.

Notícias Gerais, por Redação

Superavit da balança comercial sobe 78% em um ano, para US$ 21,2 bi

A balança comercial brasileira registrou superavit de US$ 1,003 bilhão na segunda semana de setembro

Deixe seu Comentário:

=