Publicado por Redação em Notícias Gerais - 08/11/2013 às 13:03:22

Nível de gases de efeito estufa na atmosfera bate recorde em 2012

O ano de 2012 foi marcado por um novo aumento da concentração de gases de efeito estufa na atmosfera, que provocam o aquecimento global, uma situação que não deve melhorar em 2013, segundo especialistas da Organização Meteorológica Mundial (OMM), uma agência da ONU.

"A notícia não é boa", declarou Michel Jarraud, secretário-geral da OMM, ao apresentar nesta quarta-feira à imprensa o último boletim da organização sobre as emissões de gases do efeito estufa para o ano de 2012.

Os três principais gases de efeito estufa, responsáveis pelo aquecimento global, registraram novos recordes de concentração na atmosfera em 2012 em todo o mundo.

Os últimos estudos mostram que a concentração de CO2, o gás mais abundante na atmosfera, aumentou em 0,56% entre 2011, o ano recorde anterior, e 2012.

Para o metano, outro gás do efeito estufa estudado pela OMM, o aumento foi de 0,33%, e para o óxido nitroso (N20), o aumento foi de 0,28%.

De acordo com Jarraud, "a situação tende a piorar em 2013, já que nenhuma decisão foi tomada para acabar com essa tendência".

"Esta não é uma curva linear, ela continua em ascensão acelerada".

Segundo ele, se o mundo continuar nesse caminho, "a temperatura média global até o final do século poderia exceder 4,6 graus do que era antes da era industrial (em 1750), e ainda mais em algumas regiões, as consequências seriam catastróficas".

O CO2, ou dióxido de carbono, é a principal causa do aquecimento global.

Sua concentração na atmosfera aumentou em 2012 de 2,2 ppm (partes por milhão), em comparação com um aumento de 2,0 ppm em 2011.

O aumento médio nos últimos 10 anos foi de 2,02 ppm e, em 2012, os números mostram uma "tendência de aceleração".

O CO2 provém da queima de combustíveis fósseis e do desmatamento.

"Este é um gás que permanece na atmosfera por centenas ou mesmo milhares de anos", revela a OMM, acrescentando que "a maioria dos aspectos das mudanças climáticas persistirá durante séculos mesmo que as emissões de CO2 parem completamente".

A OMM também observou um aumento na concentração de metano (CH4) a partir de 2007, quando tinha estabilizado "para um valor próximo de zero" entre 1996 e 2006.

A organização não tem explicações para esse aumento, registrado principalmente no hemisfério norte, nas latitudes médias e tropicais.

"É difícil dizer se este aumento é devido a fatores humanos ou naturais", indicou um especialista da OMM.

Cerca de 60% das emissões de metano na atmosfera é de origem humana. Elas são causadas pela pecuária, o cultivo de arroz, aterros e queima de biomassa.

Finalmente, o terceiro gá responsável pelo efeito estufa, o óxido nitroso (N2O), é encontrado principalmente nos pesticidas.

Para este gás, a taxa de aumento entre 2011 e 2012 (0,9 ppb) foi superior a média dos últimos 10 anos (0,8 ppb).

O relatório da OMM é publicado no dia seguinte à divulgação de um outro estudo de uma agência da ONU, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, segundo o qual as chances de conter o aquecimento climático em +2°Celsius no século XXI diminuiu sensivelmente.

Esses informes do PNUE e da OMM saem a poucos dias da Conferência Anual sobre o Clima em Varsóvia, na próxima semana.

Fonte: www.uol.com.br


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Como declarar rendas extras no Imposto de Renda?

Dúvida do internauta: Sou assalariado e já pago o Imposto de Renda na fonte. Recebo mensalmente 440 reais pelo aluguel de um imóvel que possuo e outra renda extra como professor. Em ambos os rendimentos extras, não sou tributado na fonte, visto que mensalmente elas ficam na faixa salarial isenta de IR.

Notícias Gerais, por Redação

Ibovespa opera em alta, aos 59 mil pontos

Às 10h27 (horário de Brasília), o índice paulista avançava 1,58%, aos 59.245 pontos.

Notícias Gerais, por Redação

Juro anual 12 vezes maior que o mensal não precisa ser especificado

O STJ (Superior Tribunal de Justiça) determinou que os bancos podem cobrar uma taxa de juros anual superior a 12 vezes a taxa mensal, caso a cobrança esteja previamente explicada em contrato bancário.

Notícias Gerais, por Redação

Análise: PIB deve acelerar no 2º semestre, mas dificilmente chega a 2,5%

As empresas tributadas com base no lucro presumido, no lucro arbitrado ou em ambos têm até essa sexta-feira (29) para entregar a DIPJ 2012 (Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica) e o FCONT (Controle Fiscal Contábil de Transição), ano-calendário 2011.

Notícias Gerais, por Redação

Crédito já dá sinais de melhora, afirma presidente do BC

O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, afirmou nesta segunda-feira (21) que foi detectada, nas últimas semanas, uma melhora tanto no volume de concessões de crédito quanto na redução das taxas cobradas pelos bancos.

Notícias Gerais, por Redação

Bolsas europeias têm 5ª semana consecutiva de alta

O principal índice das ações europeias completou a quinta semana consecutiva de ganhos nesta sexta-feira, refletindo a melhora nas perspectivas para a economia global e o otimismo de que a Grécia evitará um default desordenado.

Deixe seu Comentário:

=