Publicado por Redação em Notícias Gerais - 01/06/2012 às 10:54:09

Economia brasileira cresce 0,2% no 1º trimestre

Crescimento veio abaixo das expectativas, e foi puxado por gastos do governo e consumo das famílias.

O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, soma dos bens e serviços produzidos na economia, teve expansão de 0,2% no primeiro trimestre, ante o trimestre anterior, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O dado também veio abaixo das expectativas. Segundo coleta realizada pela Bloomberg, o mercado esperava uma alta de 0,5%. O Banco Central (BC) havia estimado uma expansão de 0,15% no mesmo período.

Em valores correntes, o PIB alcançou R$ 1,03 trilhão.

O crescimento repetiu a taxa do quarto trimestre, que foi revisada para uma expansão de 0,2%. Na estimativa anterior, o IBGE havia estimado uma expansão de 0,3% no quarto trimestre.

Nos primeiros três meses do ano, o consumo das famílias subiu 1%, enquanto os gastos do governo avançaram 1,5%. Por sua vez, os investimentos tiveram queda de 1,8%.

No setor externo, as importações, que têm peso negativo no PIB, cresceram 1,1%. O ritmo superou o crescimento das exportações, que avançaram 0,2%.

A indústria teve destaque, segundo o IBGE, com expansão de 1,7% ante o trimestre anterior. Os serviços cresceram 0,6%, e a agropecuária caiu 7,3%.

A taxa de investimento no primeiro trimestre de 2012 foi de 18,7% do PIB, inferior à taxa do mesmo período do ano anterior (19,5%).

Na comparação com o primeiro trimestre do ano passado, a economia tem expansão de 0,8%.

Nessa base, o consumo das famílias avançou 2,5%, e os gastos do governo subiram 3,4%. Os investimentos, no sentido inverso, têm queda de 2,1%.

Pela ótica da oferta, a agropecuária tem retração de 8,5% frente aos três primeiros meses de 2011. Já a indústria avançou 0,1%, e os serviços, 1,6%.

Fonte: www.brasileconomico.ig.com.br


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Economia do País acelera 0,75% em junho e fecha trimestre em alta

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de sinalizador do Produto Interno Bruto (PIB), subiu 0,75% em junho frente a maio segundo dados dessazonalixados.

Notícias Gerais, por Redação

Avanço de crédito no Brasil demanda supervisão, diz FMI

O sistema financeiro do Brasil está "forte", apesar do rápido crescimento de crédito às famílias ser um risco que precisa ser cuidadosamente monitorado, afirmou nesta terça-feira (31) o Fundo Monetário Internacional (FMI).

Notícias Gerais, por Redação

Confiança do consumidor tem alta em julho, diz CNI

Uma pesquisa divulgada pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI) nesta segunda-feira mostrou que o consumidor brasileiro continua confiante.

Notícias Gerais, por Redação

Economia recua 0,02% em maio, indica prévia do PIB do BC

A economia brasileira recuou em maio, após registrar alta em abril. No mês, o recuo foi de 0,02%, segundo o IBC-BR (Índice de Atividade Econômica), indicador criado pelo BC para antecipar a tendência do PIB (Produto Interno Bruto), divulgado nesta quinta-feira (12).

Notícias Gerais, por Redação

Para Economist, Dilma aos poucos toma caminho próprio e deixa marca

A presidente Dilma Rousseff se distancia de seu antecessor, imprime estilo próprio ao governo e pode estar preparando uma agenda ambiciosa, afirma a tradicional revista "The Economist", em edição que chegou às bancas na noite de quinta-feira (16).

Deixe seu Comentário:

=