Publicado por Redação em Notícias Gerais - 01/06/2012 às 10:54:09

Economia brasileira cresce 0,2% no 1º trimestre

Crescimento veio abaixo das expectativas, e foi puxado por gastos do governo e consumo das famílias.

O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, soma dos bens e serviços produzidos na economia, teve expansão de 0,2% no primeiro trimestre, ante o trimestre anterior, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O dado também veio abaixo das expectativas. Segundo coleta realizada pela Bloomberg, o mercado esperava uma alta de 0,5%. O Banco Central (BC) havia estimado uma expansão de 0,15% no mesmo período.

Em valores correntes, o PIB alcançou R$ 1,03 trilhão.

O crescimento repetiu a taxa do quarto trimestre, que foi revisada para uma expansão de 0,2%. Na estimativa anterior, o IBGE havia estimado uma expansão de 0,3% no quarto trimestre.

Nos primeiros três meses do ano, o consumo das famílias subiu 1%, enquanto os gastos do governo avançaram 1,5%. Por sua vez, os investimentos tiveram queda de 1,8%.

No setor externo, as importações, que têm peso negativo no PIB, cresceram 1,1%. O ritmo superou o crescimento das exportações, que avançaram 0,2%.

A indústria teve destaque, segundo o IBGE, com expansão de 1,7% ante o trimestre anterior. Os serviços cresceram 0,6%, e a agropecuária caiu 7,3%.

A taxa de investimento no primeiro trimestre de 2012 foi de 18,7% do PIB, inferior à taxa do mesmo período do ano anterior (19,5%).

Na comparação com o primeiro trimestre do ano passado, a economia tem expansão de 0,8%.

Nessa base, o consumo das famílias avançou 2,5%, e os gastos do governo subiram 3,4%. Os investimentos, no sentido inverso, têm queda de 2,1%.

Pela ótica da oferta, a agropecuária tem retração de 8,5% frente aos três primeiros meses de 2011. Já a indústria avançou 0,1%, e os serviços, 1,6%.

Fonte: www.brasileconomico.ig.com.br


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Mesmo com ação do BC, dólar opera em alta

O dólar comercial operava em alta nesta quinta-feira (26); por volta das 13h20, a moeda subia 0,42%, para R$ 2,239 na venda.

Notícias Gerais, por Redação

Em semana decisiva, mercado aposta na manutenção da Selic em 7,25%

Os analistas do mercado financeiro apostam que os técnicos do Banco Central vão manter a taxa básica de juros da economia no mínimo histórico de 7,25% ao ano na próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), marcada para esta terça e quarta-feira.

Notícias Gerais, por Redação

Empreendedor Individual: novos documentos são exigidos para a formalização

A partir de agora, os interessados em se que se formalizar como Empreendedor Individual deverão apresentar os números do Título de Eleitor ou do recibo de entrega de declaração do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física) para se cadastrarem.

Notícias Gerais, por Redação

IPC-S fica estável em 0,57% na 3ª medição de abril, diz FGV

A inflação medida pelo IPC-S (Índice de Preços ao Consumidor Semanal) foi de 0,57% na semana encerrada em 22 de abril, a mesma taxa da semana anterior, informou a FGV (Fundação Getúlio Vargas) nesta segunda-feira (23).

Notícias Gerais, por Redação

Onda de aposentadorias ameaça rigor fiscal

Uma onda de aposentadorias no funcionalismo público criou uma pressão fiscal e administrativa sobre o governo Dilma Rousseff.

Deixe seu Comentário:

=