Publicado por Redação em Previdência Corporate - 07/06/2011 às 14:38:17

Pesquisa: 25% dos brasileiros não sabem qual será fonte de renda na aposentadoria

SÃO PAULO – Um quarto dos brasileiros não sabe qual será a sua principal fonte de renda na aposentadoria. A constatação parte de um levantamento efetuado pelo banco HSBC e divulgado nesta terça-feira (31).

De acordo com a pesquisa, 25% dos entrevistados afirmaram que não sabem de onde virá sua renda depois que pararem de trabalhar. Já para 10% dos pesquisados, o dinheiro para esta época da vida será obtido por meio de economias e investimentos. O apoio financeiro dos filhos e descendentes também foi citado por 10% dos entrevistados como principal fonte de renda na aposentadoria.

Para 8% dos pesquisados, a renda será garantida pelo recebimento de aluguéis, enquanto 7% acreditam que terão condições financeiras por conta de herança.

O investimento em ações foi citado por 5% dos entrevistados, mesmo percentual que respondeu que deverá viver de salário e da venda de ativos atrelados a um negócio.

Mundo
Nos outros países participantes da pesquisa, o percentual de pessoas que não sabem qual será sua fonte de renda na aposentadoria também foi alto (19%).

Para 16% das pessoas, o dinheiro para esta época da vida virá da previdência social. Já 11% dos entrevistados respondeu que deverá ter uma renda proveniente de economias e investimentos, enquanto 9% esperam receber pensão individual e pessoal.

O salário de emprego pago também foi citado por 9% dos entrevistados como possível fonte de renda quando deixarem de trabalhar, ao passo que os investimentos em ações e a renda de aluguel foram citados por 6% das pessoas, cada.

Pesquisa
A pesquisa do HSBC foi efetuada com mais de 17 mil pessoas em 17 países. No Brasil, foram ouvidas 1.027 pessoas para o relatório O Futuro da Aposentadoria.

Fonte: web.infomoney.com.br | 07.06.11


Alper Consultoria em Seguros

Posts relacionados

Previdência Corporate, por Redação

Governo prepara projeto de lei que muda requisitos para aposentadoria

O governo federal prepara um projeto de lei que substitui o fator previdenciário por uma regra que mescla idade mínima e tempo de contribuição ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para obter a aposentadoria.

Previdência Corporate, por Redação

Mudanças em previdência complementar só afetam os que se filiaram após a nova regra

A Segunda Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que uma beneficiária da Fundação Petrobrás de Seguridade Social (Petros) não está sujeita ao limite mínimo de 55 anos de idade para receber aposentadoria complementar.

Deixe seu Comentário:

=