Publicado por Redação em Dental - 23/07/2014 às 11:19:17
Pacientes especiais precisam de dentista especializado
Pacientes especiais apresentam os mesmos problemas bucais de pessoas não afetadas por autismo ou Síndrome de Down. O que acontece é que muitas vezes esses problemas comuns da boca são agravados e modificados pelo estado geral de saúde dessas pessoas.
Projeto coleta dentes de leite para estudar autismo
“Pessoas que fizeram tratamentos com radiação na região de cabeça e pescoço podem ter cáries muito mais agressivas quando comparadas às cáries de pessoas não irradiadas; pessoas receptoras de órgãos podem ter crescimento anormal dos tecidos das gengivas por conta de medicamentos; e assim por diante”, diz Marina Gallottini, coordenadora do Centro de Atendimento a Pacientes Especiais (CAPE), da USP.
Segundo a especialista, são considerados especiais pacientes com distúrbios neuro-psico-motores (síndrome de Down, paralisia cerebral, retardo mental), pacientes com doenças ou condições sistêmicas crônicas (insuficiência renal crônica, diabetes, cardiopatias, coagulopatias, transplantados) e pacientes com doenças infecto contagiosas (HIV e hepatite C).
Fonte: www.terra.com.br
Posts relacionados
Dental, por Redação
Como sabemos, a saliva ajuda a manter a boca úmida. Quando comemos, o fluxo de salivar aumenta, permitindo-nos mastigar e engolir os alimentos.
Dental, por Redação
Com quase 16 milhões de habitantes, o Estado do Rio de Janeiro apresenta um dos maiores crescimentos no setor nacional de assistência odontológica. Em 2006, a região possuía 863 mil beneficiários com algum tipo de cobertura nesse segmento.
Dental, por Redação
Neste Dia das Crianças é bom lembrar a importância da escovação de dentes dos pequenos. Dicas simples podem evitar o aparecimento de cáries, como o uso de creme dental com flúor e criar o hábito de limpar os dentes após a amamentação noturna.
Dental, por Redação
Dor que ocorre, geralmente na região do colo do dente, próxima à gengiva, provocada pela escovação, ingestão de alimentos frios, doces, frutas cítricas etc.
Dental, por Redação
Recentemente uma pesquisa da Organização Mundial de Saúde (OMG), realizada entre os anos de 2003 e 2010, apontou melhorias nos cuidados dos brasileiros com a saúde dos dentes.
Dental, por Redação
"O sorriso faz toda a diferença". Quantas vezes você já escutou essa frase?
Não só por questão estética, pessoas que têm problemas dentários, em alguns casos, sofrem de depressão clínica.
Deixe seu Comentário: