Publicado por Redação em Dental - 09/02/2012 às 11:45:33

Falta de higiene bucal aumenta risco de infecções

Pacientes hospitalizados tem mais possibilidade de infecções

A falta de tratamento dentário aumenta a possibilidade de graves infecções a pacientes internados nas unidades hospitalares de Sergipe. É que o Estado ainda não possui o serviço de odontologia no ambiente hospitalar. A importância desse atendimento é o foco principal do Fórum que será realizado, pela primeira vez, em Sergipe nessa  sexta-feira, 10. O tema será ministrado pela cirurgiã dentista Teresa Márcia de Morais, coordenadora do Departamento de Odontologia da Associação de Medicina Intensiva Brasileira- AMIB.

A boca é uma das portas de entrada para infecções, principalmente a respiratória. Se não estiver limpa, facilita a proliferação das bactérias. Se não tratadas, elas podem comprometer o quadro clínico do paciente, especialmente dos entubados, além de atrasar o processo de alta. É o que explica o cirurgião-dentista, José Augusto Santos, coordenador  de cursos do Conselho Regional de Odontologia de Sergipe (CRO-SE).

A situação é ainda mais grave nas Unidades de Terapia Intensiva, onde a falta de higienização bucal pode causar até pneumonia ao paciente, doença responsável por 30% das mortes nesse ambiente. “A higiene bucal deficiente é comum em pacientes internados em UTIs. O papel do cirurgião dentista nesse ambiente pode auxiliar muito na diminuição de infecções graves, pois porcentagem considerável dessas infecções começa pela boca”, reforça o dentista.

O Fórum sobre a importância de o cirurgião-dentista no ambiente hospitalar faz parte do IX Curso de Atualização em Clínica Odontológica promovido pelo CRO-SE. A iniciativa tem o objetivo mobilizar os profissionais da saúde para ampliar a discussão sobre o risco infeccioso que a cavidade bucal pode representar especialmente em pacientes críticos focando como esse quadro pode ser revertido com a higienização da boca, um procedimento que hoje é feito de forma superficial.

Também está dentro dos temas em discussão no Fórum o atendimento interdisciplinar em UTI. O assunto terá como palestrantes o enfermeiro Alisson Azevedo; o fisioterapeuta  Manoel Cerqueira; a médica intensivista  Janicelma Lins e a cirurgiã dentista Tereza Márcia (Barretos-São Paulo), coordenadora do departamento de Odontologia da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB)  coordenado pelo Dr. José Teles de Mendonça. O evento é promovido pelo Conselho Regional de Odontologia de Sergipe, em parceria com o Hospital de Cirurgia.

Fonte: Ascom CRO


Posts relacionados

Dental, por Redação

Abscessos Bucais

O abscesso é um processo inflamatório e infeccioso agudo, com formação, acúmulo e liberação de pus, que pode ocorrer em qualquer parte da boca, estando relacionados, normalmente, aos dentes ou na gengiva que os envolve.

Dental, por Redação

Sensibilidade nos dentes pode ocorrer com frio, quente ou doce

Se você costuma sentir dor ou desconforto ao consumir alimentos e bebidas gelados ou quentes, seus dentes podem ser mais sensíveis que o normal. Algumas pessoas ainda têm essa sensação ao ingerir doces ou até na hora da escovação.

Dental, por Redação

Cuidar dos dentes melhora saúde geral e traz longevidade

De acordo com o jornal inglês Daily Mail, quando as pessoas cuidam da saúde bucal, estão cuidando também da saúde geral do corpo.

Dental, por Redação

Rede de clínicas de odontologia planeja inaugurar 315 unidades em cinco anos

A rede de clínicas odontológicas Sorridents prepara-se para adotar um projeto de expansão que deve levar a empresa a fechar 2016 com 500 unidades -250 próprias e 250 franquias- e faturamento de R$ 700 milhões.

Deixe seu Comentário:

=