Publicado por Redação em Dental - 21/12/2011 às 14:33:32

Assistência odontológica é reforçada em 22 estados

Ministério da Saúde vai investir R$ 3,8 milhões para compra de equipamentos, que serão utilizados pelas equipes de saúde bucal em 180 municípios.

Os brasileiros terão mais acesso a assistência odontológica pelo Sistema Único de Saúde (SUS).  O programa Brasil Sorridente, do Ministério da Saúde, liberou R$ 3,8 milhões para reforçar a assistência por meio da compra de equipamentos odontológicos destinados ao trabalho das equipes de saúde bucal que foram implantadas este ano. Serão beneficiados 180 municípios em 22 estados (ver quanto cada estado e município receberá no fim do texto)

O coordenador de Saúde Bucal, Gilberto Pucca, afirma que a liberação de recursos faz parte do compromisso assumido pelo governo federal de apoiar a implantação de novas equipes de saúde bucal na estratégia Saúde da Família. “Ampliamos o acesso, mas também garantimos um atendimento de qualidade. O programa investe tanto na aquisição de material quanto no treinamento dos profissionais”, diz Pucca. A portaria autorizando o repasse foi publicada esta semana no Diário Oficial da União. Os recursos deverão estar disponíveis até o início de 2012.

O valor destinado a cada município é proporcional ao número de novas equipes de saúde bucal formadas e pode ser usado na compra da cadeira odontológica. Caso o município já tenha adquirido o equipamento com recursos próprios, o valor poderá ser utilizado para aquisição de outros aparelhos ou instrumentais odontológicos, de acordo com a necessidade do atendimento.

ATENDIMENTO QUALIFICADO - As equipes de saúde bucal, integrantes da estratégia Saúde da Família, não fazem apenas o atendimento clínico, como limpeza dos dentes e tratamentos de cáries. Elas também realizam um trabalho de prevenção e de classificação de risco. Com isso, ocorre a racionalização do atendimento, atendendo primeiro quem mais precisa. A eficiência das equipes pode ser medida no levantamento epidemiológico de saúde bucal realizado em 2010 – Pesquisa SB Brasil – que mostrou melhora dos índices de saúde bucal da população principalmente nas áreas onde há maior cobertura de equipes de saúde bucal.

Em 2011, o Brasil Sorridente implantou 970 novas equipes de saúde bucal. Hoje, existem 21.394 equipes, em 87% dos municípios brasileiros. O cirurgião-dentista foi a categoria profissional que mais cresceu no SUS nos últimos 10 anos.

Fonte:portalsaude.saude.gov.br|21.12.11


Posts relacionados

Dental, por Redação

Doença periodontal e cardiovascular têm relação; saiba mais

As doenças cardiovasculares afetam o coração e/ou os vasos sanguíneos. Mais de 50 milhões de americanos têm problemas de natureza cardíaca e vascular, fazendo com que, nos Estados Unidos, as doenças cardiovasculares apareçam como a primeira causa de morte e invalidez.

Dental, por Redação

Parto prematuro pode ser causado por gengivite

Gravidez é fase de sorrir. Mas para isso é preciso ficar atenta à saúde bucal. Nesse período, as alterações hormonais podem favorecer o aparecimento da gengivite.

Dental, por Redação

Pessoas com necessidades especiais têm direito a tratamento odontológico especial

Muitos cirurgiões-dentistas atendem pessoas com necessidades especiais em seus consultórios e o fazem muito bem. Mas, apesar de toda boa intenção por parte dos profissionais, alguns pacientes passam por experiências desagradáveis e traumáticas por falta de abordagem adequada.

Dental, por Redação

Projeto de Lei implanta política de saúde bucal em MT

População de Mato Grosso passará a contar, em breve, com uma política específica na área de saúde bucal, onde será oferecida prestação de assistência odontológica integral.

Deixe seu Comentário:

=