Publicado por Redação em Dental - 19/10/2015 às 11:28:30

Sabia que o primeiro teste de morfina foi com dor de dente?

A morfina é o analgésico mais eficaz para tratamento das dores dentais de alta intensidade, mas causa dependência e deve ser prescrito apenas em casos especiais

Até hoje o poderoso analgésico é usado em casos de dores severas, como problemas de canal

O alemão Friedrich Wilhelm Adam Sertürner (1783 – 1841) era aprendiz de boticário, e se interessou em desvendar o princípio ativo do ópio, usado como analgésico na época. Depois de alguns experimentos, ele fez publicações em periódicos científicos em 1806, mas com a falta de prestígio, ninguém deu muita bola para sua descoberta. Foi então que Sertüner decidiu testar a droga em si mesmo para se curar de uma dor de dente.

Com o resultado positivo dos testes em si e em crianças, o produto ganhou notoriedade e começou a ser usado em 1815. O pesquisador nomeou sua invenção de morphium, em menção ao deus grego do sono, Morfeu. Só depois de alguns anos surgiu o nome morphine, na França.

Até hoje a morfina é usada em alguns casos, como a dor de dente de origem neuro-vascular, a “dor de canal", que é extremamente violenta é de difícil resolução com simples analgésicos. “A morfina ainda é o analgésico mais eficaz para tratamento das dores dentais de alta intensidade. Contudo, esse tipo de medicação causa dependência e deve ser prescrito apenas em casos especiais”, diz o cirurgião-dentista Celso Sanseverino.

Em termos de classificação, existem três tipos de dor em relação à intensidade: fraca, moderada ou severa. O importante é o profissional saber diferenciar com muita cautela, pois a dor tem alto componente psicológico.

Por que o dente doi?

Em geral a dor está ligada à uma situação vascular, nervosa, ligamentar ou todas em conjunto. Uma das piores dores descritas é a de origem dental. “Estamos nos referindo a dor por acometimento da polpa do dente, que é composta por vasos e nervos. A cárie é a origem mais comum do problema”, afirma Sanseverino.

Analgésicos convencionais normalmente não aliviam completamente a dor nessa situação. “Essa é uma das grandes causas que levam o paciente a implorar pela extração do dente. O tratamento de eleição é o tratamento endodôntico (canal) que significa a remoção nervosa e vascular da parte interna do dente e das raízes”, explica o dentista.

A melhor forma de evitar morfina, analgésico e tratamentos é a educação. Assim, é muito importante que, desde criança, a pessoa faça consultas periódicas ao cirurgião-dentista. Nesse contexto, cria-se o hábito de cuidar da boca e ter orientações fundamentais para cada etapa da vida.

Muitas doenças se manifestam na boca em primeiro lugar, o que propicia muitas facilidades de tratamento e cura. “Atualmente, a saúde bucal começa com orientações mesmo desde antes de os primeiros dentes nascerem. Até o idoso deve ter um envelhecimento com qualidade de vida. Para isso, o cuidado permanente é a melhor e mais econômica solução”, diz Celso.

Fonte: Terra Saúde Bucal


Seguro Educacional

Posts relacionados

Dental, por Redação

Conheça os 6 erros mais comuns ao escovar os dentes

Colocar muita força, não enxaguar corretamente são alguns dos erros que devem ser evitados

Dental, por Redação

Conheça iniciativas sociais que cuidam da saúde bucal

A saúde bucal tem ganhado mais atenção dos holofotes em vários âmbitos, inclusive entre projetos sociais. A importância de ter uma boca saudável é disseminada e trabalhada em diversas frentes entre ONGs, pelo governo e profissionais da saúde. Conheça alguns deles.

Deixe seu Comentário:

=