Publicado por Redação em Dental - 17/10/2012 às 15:07:52

Os benefícios da Odontopediatria

A Odontopediatria é um segmento da Odontologia que oferece aos bebês, crianças e adolescentes um tratamento adequado para cada faixa etária, com o objetivo de prevenir cáries e impedir que ocorram dores e infecções orais, a perda prematura dos dentes e a diminuição da arcada dentária, entre outros problemas. Ela também contribui para diminuir a associação entre medo e tratamento dentário, pois deve garantir o bem-estar da criança, já que todas devem ter a oportunidade de receber cuidados dentários completos.
 
Se você está pensando em encomendar o seu bebê, procure antes um dentista. Segundo estudos americanos, mulheres que possuem gengivite demoram cerca de dois meses a mais para engravidar em comparação com as que tem a boca saudável. Além disso, o crescimento excessivo de bactérias na boca pode desencadear uma resposta inflamatória e aumentar o risco de aborto ou parto prematuro.
 
Após o nascimento, a primeira consulta ao dentista deve ocorrer aos seis meses (época da erupção dos primeiros dentinhos). Nesta consulta, a odontopediatra irá orientar os pais sobre como prevenir cáries e instituir hábitos de alimentação e higiene bucal adequados para que nunca tenham problemas de saúde oral.
 
Também irá ensiná-los sobre qual a melhor pasta, escova e técnicas de escovação e como prevenir problemas de oclusão (mordida), erosão dental (desgaste) e traumas. Nessa fase, a profissional ainda alertará sobre o período e modelo adequado da chupeta e mamadeira.
 
Quando as crianças já estão mais crescidas, surgem diversos problemas bastante comuns, por isso seguem algumas dicas de como preveni-los:
 
Cárie
 
Evite o consumo frequente de bebidas e comidas doces. Ao invés de pequenos doces ao longo do dia, melhor optar por vários de uma só vez. (ex. depois do almoço). Não ofereça bebida doce na mamadeira. O período de contato com o açúcar na mamadeira é maior do que no copo e o tempo ideal para transição da mamadeira para o copinho é em torno do décimo quinto mês.
 
Traumatismo
 
Não deixe a criança andar descalça ou com meias antiderrapantes. Evite o uso de andador e tenha cuidados especiais com parquinhos de diversão.
 
Problemas de mordida
 
Evite o uso prolongado de chupetas e mamadeiras e que a criança chupe ou morda o dedo, paninhos e objetos com frequência. Repare se ela respira muito pela boca e, se isso ocorrer, procure um especialista.
 
Desgaste excessivo
 
Evite rotinas diárias que deixam a criança agitada e nervosa, pois ela precisa de um período durante o dia para descansar. Reduza a ingestão de alimentos ácidos como catchup, mostarda, vinagre, refrigerantes, isotônicos esportivos, ice tea e sucos cítricos, tanto naturais como artificiais. Também evite a natação frequente em piscina com cloro.
 
Chupeta
 
O uso excessivo da chupeta pode provocar alteração no alinhamento dos dentes, deformidade óssea (céu da boca fundo), alteração na musculatura da face e na mordida, no desenvolvimento da respiração e na fala.
 
Dente de leite
 
A preservação da dentição decídua (de leite) é de suma importância para o desenvolvimento da fala, para a alimentação da criança nos primeiros anos e para o próprio conforto psicológico dos pequenos ao relacionarem-se com os seus colegas, por isso, é importante contar com um profissional especializado para fazer o acompanhamento da criança nessa fase.
 
Escovação
 
No caso de crianças até os 7, 8, anos a escovação deve ser acompanhada pelos pais, pois é quando elas começam a ter coordenação para escovarem sozinhas.
 
Espero que tenham gostado e que essas dicas sejam muito úteis no dia a dia das mamães. Lembrem-se que somos modelos, exemplos para nossos filhos, por isso cabe a nós dominarmos e executarmos as técnicas de escovação e do fio dental, para estimulá-los a fazerem isso também.
 
Fonte: segs

Posts relacionados

Dental, por Redação

Mau hálito; aprenda a controlar

Se você realmente deseja saber a causa de seu mau hálito, marque uma consulta com o dentista. Com uma avaliação de seu histórico médico e dentário e um exame bucal criterioso, seu dentista poderá identificar os responsáveis pelo mau hálito. 

Dental, por Redação

A boca no centro das atenções

A medicina não reparava muito nela e a odontologia cuidava apenas dos problemas localizados. Agora, as duas disciplinas se uniram para estudar a relação entre a saúde da boca e o que acontece no restante do organismo. E vice-versa

Dental, por Redação

Frutas ricas em fibras e gengivas saudáveis

Bananas, maçãs, laranjas e blueberries são um lanche saboroso, e comê-los pode também levar a gengivas mais saudáveis, especificamente para homens brancos acima dos 65 anos.

Deixe seu Comentário:

=