Publicado por Redação em Dental - 13/11/2015 às 11:41:43

Pesquisadores dizem adeus ao mortorzinho do dentista

Motorzinho de dentista

Estudo feito com nanopartículas de prata tem resultados promissores no combate à cárie, sem necessidade do uso de brocas

Muita gente não é fã de dentista, e a maioria das vezes o som do motorzinho é o maior culpado pelo pesadelo vivido naquela cadeira. A boa notícia é que esse cenário pode estar com os dias contados. Pesquisadores do Centro Nacional de Pesquisas Estratégicas do Nordeste (Cetene) estão testando nanopartículas de prata para combater a cárie. São partículas 50 mil vezes menores do que a espessura de um fio de cabelo, que têm ação bactericida.

O estudo avaliou 5,5 mil crianças, das quais 2,2 mil tinham lesões nos dentes. Todas receberam a aplicação da fórmula, mas apenas 130 crianças tiveram suas informações coletadas, uma vez que as que tinham o dente muito comprometido ficaram de fora da análise. O resultado mostrou que produto foi capaz de interromper 85% dos processos de cárie uma semana depois da aplicação.

Após um ano de acompanhamento, os pesquisadores identificaram que dois terços das cáries continuavam inativas. Segundo o coordenador do Cetene, André Galembeck, houve a remineralização dos dentes, e o melhor, sem o uso do motorzinho. “A aplicação dispensa o uso da broca e pode ser realizada em clínicas ou, mesmo, em escolas”, diz.

Galemck acrescenta: “Já temos resultados que comprovam que a as nanopartículas de prata também são efetivas para a prevenção, de modo que as próximas etapas do projeto envolvem o desenvolvimento de dentifrícios e/ou enxaguatórios bucais”.

Fonte: Terra Saúde Bucal


Posts relacionados

Dental, por Redação

Doenças periodontais podem estar ligadas à obesidade

Muitos médicos consideram que a obesidade é uma doença crônica. Sabe-se que os números relativos à obesidade estão aumentando nos Estados Unidos e que mais e mais jovens estão se tornando obesos devido à má-nutrição e hábitos pouco saudáveis.

Dental, por Redação

10 avanços que fazem a ida ao dentista ser mais prazerosa

Tudo bem que o consultório do dentista não está entre os lugares preferidos para se estar. Mas é preciso admitir que muito foi feito para que a experiência fosse o menos traumatizante possível para os pacientes.

Dental, por Redação

Faça um teste para descobrir se tem mau hálito

O grande perigo da halitose é que ela pode ser percebida por todos, menos pela pessoa que sofre desse mal. Isso mesmo, você pode ter mau hálito e nem desconfiar.

Dental, por Redação

Previna-se de muitas doenças cuidando da boca

Inúmeras doenças podem ter problemas bucais como justificativa ou, ao menos, associados a elas. E a lista não é pequena - endocardite infecciosa; doenças cardiovasculares; partos prematuros e nascimentos de baixo peso; pneumonias e doenças respiratórias crônicas obstrutivas;

Dental, por Redação

Evite que crianças tenham medo de dentista

Ir ao dentista realmente é uma das obrigações da vida que a maioria das pessoas evitaria, se fosse possível. Afinal o cenário de agulhas, barulhos e uma pessoa de jaleco não é um dos mais atraentes e quase retrata a dor.

Deixe seu Comentário:

=