Publicado por Redação em Dental - 28/12/2015 às 10:57:59

3 comidas de Natal inimigas dos dentes

O gel clareador é colocado na moldeira que é encaixada nos dentes antes de dormir para o produto agir à noite

Alguns alimentos natalinos deixam a boca mais propensa à cárie, mas basta fazer a higienização adequada para aproveitar a ceia

Natal é sinônimo de tradição e é quase obrigatório compor a mesa com algumas comidas deliciosas, como peru e tender. Acontece que alguns desses itens típicos natalinos podem ser verdadeiros inimigos da saúde bucal.

Frutas secas

Se por um lado sua textura fibrosa auxilia no aumento da produção de saliva, o detergente natural da boca), por outro, sua superfície pegajosa e rica em açúcar pode prejudicar os dentes. “Além de grudar nos dentes com facilidade, o excesso de açúcar incentiva o aparecimento da cárie”, diz o dentista Henrique Bueno. Os açúcares e amidos contidos nas frutas secas combinam-se com a placa bacteriana e produzem substâncias ácidas que atacam o esmalte do dente. Quando isso ocorre, a pessoa fica mais suscetível à cárie.

Frutas secas

Na produção dessa bebida, os vinhos espumantes são fermentados duas vezes, e, na segunda vez, se acrescenta levedura e açúcar, tornando-as, além de alcoólicas, bem doces, um perigo para a saúde bucal. Isso porque, quando o dente entra em contato com bebidas muito açucaradas e por períodos longos, o risco de cárie e de corrosão dental aumenta sensivelmente. “O álcool age diretamente nas glândulas salivares, diminuindo em até 40% o volume da saliva”, diz o cirurgião-dentista, Lucas Borbonha Livieiro. Porém, um ponto positivo dos champanhes é que o teor alcoólico deles está entre os mais baixos (11%).

Panetone

Além das frutas cristalizadas, o panetone é rico em carboidrato fermentável, nutriente que sempre que é consumido faz o pH da boca cair dentro de 5 a 15 minutos e dura até 30 minutos, o que torna o ambiente ácido e propício para a ação da cárie, já que a acidez corrói o esmalte dos dentes.

Mas isso não quer dizer que você precise abrir mão dessas delícias nas comemorações de Natal. Para atenuar os danos, basta lembrar-se de caprichar na higiene bucal depois que comer.

Fonte: Terra Saúde Bucal


Alper Consultoria em Seguros

Posts relacionados

Dental, por Redação

Ministério da saúde e cnpq lançam apoio a projetos em saúde bucal

Está aberta, até 13 de outubro, chamada que visa apoiar projetos de pesquisa e contribuir com a Política de Saúde Bucal Brasileira, o Brasil Sorridente. É a chamada pública MCTI/CNPq/MS - SCTIE - Decit 10/2012.

Dental, por Redação

Sorocaba ganha mais uma unidade móvel de saúde -Odontomóvel

Em cerimônia na Praça Cel. Fernando Prestes, o prefeito Vitor Lippi entregou na manhã desta quinta-feira (26) o Odontomóvel, a nova unidade móvel da Prefeitura de Sorocaba.

Deixe seu Comentário:

=