Publicado por Redação em Notícias Gerais - 13/07/2012 às 16:57:56

O peso da ineficiência do governo

Segundo o economista Haroldo Silva, da OEB, falta de serviços públicos de qualidade pressiona custo de vida da classe média.

Desde a implantação do Plano Real, há 18 anos, o custo de vida da classe média (ICVM) paulistana subiu 222%.

O índice, medido pela Ordem dos Economistas do Brasil (OEB), revela algo perplexo, mas que não surpreende: boa parte do aumento se deve principalmente aos preços controlados pelo governo (como luz, água e telefone, que compõem os gastos com habitação) e à ineficiência do poder público em garantir saúde e educação com qualidade à população.

Os segmentos de educação e saúde lideraram as altas, de 447% e 368%, respectivamente, no período entre julho de 1994 e julho deste ano.

"Nos setores em que o Estado não presta serviço apropriadamente, as famílias buscam qualidade, então, pagam mais por isso", avalia o economista Haroldo Silva, da OEB.

Em transportes, segmento em que recaem as despesas com pedágios nas concessões rodoviárias, por exemplo, o custo subiu 313%.

Fonte: www.brasileconomico.ig.com.br


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

No PAF, Mantega diz que fundamentos serão mantidos

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse em mensagem do Plano Anual de Financiamento (PAF), divulgado nesta quinta-feira que os fundamentos que têm guiado a política econômica nos últimos anos foram mantidos.

Notícias Gerais, por Redação

Padre expulso durante ditadura volta ao Brasil após 31 anos

Expulso do Brasil pelo regime militar há 31 anos, o padre italiano Vito Miracapillo, 65, retornou ao país nesta semana depois de ser autorizado pelo governo federal a renovar seu visto permanente.

Notícias Gerais, por Redação

Executivos estão otimistas em relação a investimentos em 2012

Os executivos de companhias brasileiras e multinacionais estão otimistas em relação aos investimentos em 2012, aponta estudo divulgado nesta quarta-feira pela empresa de recrutamento Michael Page.

Notícias Gerais, por Redação

Choque de trens no metrô de Xangai deixa mais de 200 feridos

Mais de 200 pessoas ficaram feridas nesta terça-feira em um choque de dois trens do metrô de Xangai, provocado por uma falha técnica, segundo a companhia que opera o sistema, a Shangai Shentong.

Deixe seu Comentário:

=