Publicado por Redação em Notícias Gerais - 13/07/2012 às 16:57:56

O peso da ineficiência do governo

Segundo o economista Haroldo Silva, da OEB, falta de serviços públicos de qualidade pressiona custo de vida da classe média.

Desde a implantação do Plano Real, há 18 anos, o custo de vida da classe média (ICVM) paulistana subiu 222%.

O índice, medido pela Ordem dos Economistas do Brasil (OEB), revela algo perplexo, mas que não surpreende: boa parte do aumento se deve principalmente aos preços controlados pelo governo (como luz, água e telefone, que compõem os gastos com habitação) e à ineficiência do poder público em garantir saúde e educação com qualidade à população.

Os segmentos de educação e saúde lideraram as altas, de 447% e 368%, respectivamente, no período entre julho de 1994 e julho deste ano.

"Nos setores em que o Estado não presta serviço apropriadamente, as famílias buscam qualidade, então, pagam mais por isso", avalia o economista Haroldo Silva, da OEB.

Em transportes, segmento em que recaem as despesas com pedágios nas concessões rodoviárias, por exemplo, o custo subiu 313%.

Fonte: www.brasileconomico.ig.com.br


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

SP: mercados devem fornecer sacola biodegradável ou de papel

Os supermercados de São Paulo devem fornecer gratuitamente sacolas plásticas biodegradáveis ou de papel aos consumidores a partir desta segunda-feira.

Notícias Gerais, por Redação

Pessoas físicas adquirem 8,5% das ofertas de ações do primeiro semestre

Os investidores pessoa física foram responsáveis por adquirir 8,5% do total de ofertas públicas de ações (tanto IPOs quanto follow-ons) que aconteceram até junho deste ano, de acordo com dados da Anbima (Associação Brasileira das Entidades do Mercado Financeiro e de Capitais).

Notícias Gerais, por Redação

Avaliação dos brasileiros quanto à taxa de juros, inflação e impostos melhora

Os brasileiros parecem estar mais satisfeitos, no que diz respeito à atuação do governo Dilma Rousseff, nas áreas ligadas à economia. De acordo com a pesquisa CNI-Ibope Avaliação do Governo, houve melhora nas avaliações das seguintes áreas: taxa de juros, inflação e impostos.

Notícias Gerais, por Redação

Aviso prévio maior vale só para o empregado, diz ministério

O Ministério do Trabalho publicou a nota técnica nº 184 para esclarecer pontos polêmicos da nova lei sobre aviso prévio e afirmou que o novo aviso, que foi ampliado de 30 para de até 90 dias, vale apenas para o empregado.

Notícias Gerais, por Redação

Brasil não está imune à crise mundial profunda, diz Dilma

A presidente Dilma Rousseff disse nesta quarta-feira durante visita a Sófia, na Bulgária, que o mundo está enfrentando uma nova "crise econômica bastante profunda" e que o Brasil não está imune a esse cenário.

Notícias Gerais, por Redação

BC inicia em outubro censo sobre investimentos estrangeiros no Brasil

O Banco Central fará pesquisa sobre investimentos estrangeiros no Brasil. A quarta edição do Censo de Capitais Estrangeiros no País terá início no dia 3 de outubro de 2011, às 9h, e vai até as 20h do dia 1º de novembro de 2011. O trabalho vem sendo realizado a cada cinco anos, desde o ano-base 1995.

Deixe seu Comentário:

=