Publicado por Redação em Notícias Gerais - 13/07/2012 às 16:57:56
O peso da ineficiência do governo
Segundo o economista Haroldo Silva, da OEB, falta de serviços públicos de qualidade pressiona custo de vida da classe média.
Desde a implantação do Plano Real, há 18 anos, o custo de vida da classe média (ICVM) paulistana subiu 222%.
O índice, medido pela Ordem dos Economistas do Brasil (OEB), revela algo perplexo, mas que não surpreende: boa parte do aumento se deve principalmente aos preços controlados pelo governo (como luz, água e telefone, que compõem os gastos com habitação) e à ineficiência do poder público em garantir saúde e educação com qualidade à população.
Os segmentos de educação e saúde lideraram as altas, de 447% e 368%, respectivamente, no período entre julho de 1994 e julho deste ano.
"Nos setores em que o Estado não presta serviço apropriadamente, as famílias buscam qualidade, então, pagam mais por isso", avalia o economista Haroldo Silva, da OEB.
Em transportes, segmento em que recaem as despesas com pedágios nas concessões rodoviárias, por exemplo, o custo subiu 313%.
Fonte: www.brasileconomico.ig.com.br
Posts relacionados
Notícias Gerais, por Redação
A MetLife, seguradora global com soluções em vida, previdência privada e planos odontológicos, é uma das cinco indicadas na categoria Assistência Odontológica da 16ª edição do prêmio Top of Mind Estadão de RH.
Notícias Gerais, por Redação
A queda na arrecadação de Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) fez a Receita Federal reforçar a fiscalização a grandes empresas.
Notícias Gerais, por Redação
A percepção de que a atuação dos bancos centrais mais importantes do mundo para incentivar a economia é uma questão de tempo, e é essencial para completar o trabalho iniciado pelos líderes da União Europeia na semana passada,
Notícias Gerais, por Redação
Na tentativa de acabar com a guerra fiscal entre Estados para a atração de importações e estimular os investimentos, o governo federal anunciou nesta quinta-feira (5)
Notícias Gerais, por Redação
A operação de microcrédito do Banco Santander registrou um aumento de 49% em 2011, chegando a R$ 186 milhões, após um aumento de 35% em 2010, de acordo com informações da assessoria de imprensa do banco.
Notícias Gerais, por Redação
As bolsas de valores da Europa operavam em alta nesta quarta-feira, com dados positivos do setor manufatureiro chinês aumentando a confiança do investidor e levando alguns a ampliar suas apostas de curto prazo em bancos e mineradoras.
Deixe seu Comentário: