Publicado por Redação em Notícias Gerais - 05/04/2012 às 12:55:22

IPCA desacelera em março, e aponta taxa de 0,21%, segundo IBGE

O IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) de março apresentou variação de 0,21%, abaixo da taxa de 0,45% registrada no mês de fevereiro, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (5) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

"Com o resultado de março, o primeiro trimestre do ano fechou em 1,22%, abaixo da taxa de 2,44% relativa a igual período de 2011. Considerando os últimos doze meses, o índice situou-se em 5,24%, inferior aos doze meses imediatamente anteriores (5,85%). Em março de 2011, a taxa havia ficado em 0,79%", explicou o Instituto.

Segundo o IBGE, o maior impacto da redução deu-se pela queda do grupo educação. Em fevereiro, com variação de 5,62, ele exerceu impacto de 0,25 ponto percentual no indicador, enquanto que em março, com variação de 0,54%, impactou 0,02 ponto percentual.

Mais sobre o índice
O IPCA se refere às famílias com rendimento monetário de 1 a 40 salários-mínimos e seus dados são coletados nas regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, São Paulo, Belém, Fortaleza, Salvador e Curitiba, além de Brasília e Goiânia.

Fonte: Infomoney


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Senado aprova que pessoa física deduza doações a escolas de IR

Pessoas físicas poderão deduzir da base de cálculo do Imposto de Renda (IR) as doações efetuadas a instituições públicas de educação básica e superior. Essa possibilidade é prevista em projeto de lei aprovado nesta terça-feira (13) pelo Senado.

Notícias Gerais, por Redação

Isenção de IR para portadores de lúpus é aprovada na CAS

Portadores de lúpus poderão ficar livres do imposto de renda sobre os proventos de aposentadoria ou reforma motivada pela doença. Substitutivo ao projeto de lei aprovado nesta quarta-feira (12) pela

Notícias Gerais, por Redação

Greve deixa operação parcial no metrô de SP; linhas da CPTM param

A greve dos metroviários, iniciada à 0h desta quarta-feira, faz com que as linhas 1-azul, 2-verde e 3-vermelha do metrô de São Paulo operem parcialmente. As linhas 5-lilás e 4-amarela funcionam normalmente, mas com velocidade reduzida.

Deixe seu Comentário:

=