Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 28/02/2013 às 16:17:17

Não é apenas amiloide: Alzheimer depende de fator que pode ser prevenido

Hiperintensidades de Substância Branca

Em 2010, um cientista norte-americano recolheu os resultados das pesquisas mais recentes sobre o Mal de Alzheimer e declarou de forma contundente: "É hora de uma nova teoria sobre a Doença de Alzheimer".

Desde então, outros estudos têm questionado a teoria atual sobre placas de proteína beta-amiloide que, a rigor, não produziu resultados práticos em termos de prevenção e tratamento para a doença.

Agora, cientistas da Universidade Colúmbia, nos Estados Unidos, sugerem que os depósitos de amiloides sozinhos não são suficiente para explicar o surgimento do Alzheimer.

Além deles, parece haver um segundo fator necessário para o desenvolvimento da doença.

Indicadores de Alzheimer

O novo fator agora descoberto chama-se Hiperintensidades de Substância Branca (HSB, ou WMH na sigla em inglês: white matter hyperintensities).

Adam Brickman e seus colegas descobriram que as HSBs (Hiperintensidades de Substância Branca) e os depósitos de beta-amiloide são igualmente associados em pacientes com diagnóstico de Alzheimer.

Os dois elementos são indicadores igualmente válidos de quais pacientes com danos cognitivos leves vão desenvolver Alzheimer.

Mas, entre aqueles paciente com volumes significativo de amiloides, as HSBs foram mais prevalentes em pacientes com Alzheimer do que em pacientes normais.

Como os fatores que levam ao desenvolvimento das HSBs - que são principalmente vasculares - podem ser controlados, os resultados sugerem possíveis formas de prevenir o desenvolvimento da doença de Alzheimer.

Fonte: www.diariodasaude.com.br


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Usuários sofrem com "burocracia" imposta pelos planos de saúde

Segundo advogado, reclamações mais frequentes são por negativas de procedimentos

Saúde Empresarial, por Redação

Planos de saúde descumprem prazos máximos para marcação de consultas

Pesquisa do Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) mostra que oito entre nove maiores operadoras de planos de saúde com atuação em São Paulo não cumprem prazos máximos para marcação de consultas estabelecidos pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Saúde Empresarial, por Redação

SP ganha centro de medicina nuclear de padrão internacional

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, unidade da rede pública estadual e maior complexo hospitalar da América Latina,

Saúde Empresarial, por Redação

Ruídos em hospitais são superiores ao recomendado pela OMS

Um estudo publicado pela Archives of Internal Medicine, periódico da American Medical Association, chegou à conclusão que os níveis de ruídos praticados em hospitais são superiores ao recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Deixe seu Comentário:

=