Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 24/01/2011 às 10:33:15

Como fica a questão da saúde mental?

Matéria de Claudia Collucci na Folha de São Paulo apresenta levantamento feito pela IMS Health (instituto que audita a indústria farmacêutica) demonstrou que o clonazepan (ansiolítico- Rivotril) é o segundo medicamento mais vendido no Brasil (só perde para o anticoncepcional Microvlar). Entre 2006 e 2010 houve um aumento de 36% nas vendas, que chegaram a 18,45 milhões de caixinhas.  Trata-se de um cenário brasileiro, pois em muitos países há uma redução no consumo destes medicamentos.

Muitos estudos têm demonstrado que a questão da saúde mental e emocional é de fundamental importância. Está associada a aumento nos custos de hospitalizações, utilização do sistema de saúde, absenteísmo, presenteísmo, acidentes no trabalho e doenças ocupacionais. Deste modo, está fortemente relacionada aos custos diretos e indiretos em saúde.

No entanto, o tema é abordado apenas de forma marginal pelos gestores em saúde. As operadoras passaram a oferecer algum tipo de cobertura apenas após exigências legais e da ANS. No entanto, se observa que ao invés de se aproveitar a oportunidade para buscar modelos de prevenção e tratamentos efetivos, em geral há a oferta de serviços de qualidade discutível e sem o devido acompanhamento de resultados.

Por outro lado, as empresas têm constatado que os afastamentos agrupados no código "F" do CID (doenças mentais e emocionais) estão entre os mais prevalentes, mas não enxergam a questão de maneira estratégica. As abordagens relacionadas à gestão do stress são frequentemente superficiais e, não raro, de caráter meramente lúdico.

Sente-se também a falta de profissionais de saúde que possam realizar abordagens (de prevenção e tratamento) efetivas, seguindo protocolos cientificamente aprovados. Volta-se à questão da formação profissional.

Enfim, o tema saúde mental e emocional deve estar na pauta do planejamento dos gestores em saúde e ser enxergado como estratégico.

Fonte: www.saudebusinessweb.com.br | 24.01.11


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Ministério da Saúde abre consulta pública sobre doenças raras

O Ministério da Saúde publicou nesta quinta-feira (11) a consulta pública do documento que estabelece diretrizes para a atenção integral e acolhimento às pessoas com doenças raras na rede pública.

Saúde Empresarial, por Redação

Empresa de biotecnologia inicia testes de vacina contra Parkinson

Empresa de biotecnologia austríaca iniciou recentemente testes em humanos para elaborar uma vacina terapêutica contra a doença de Parkinson. No Brasil, a doença atinge entre 100 a 200 pessoas em cada grupo de 100 mil habitantes, de acordo com o Ministério da Saúde.

Saúde Empresarial, por Redação

A gravidade da intervenção de planos em atos médicos

Os médicos paulistas podem suspender os atendimentos eletivos aos beneficiários de dezessete operadoras de planos de saúde. A decisão ocorrerá após avaliação das respostas das operadoras às reivindicações apresentadas pelos profissionais que se reunirão no próximo dia 09 de agosto.

Saúde Empresarial, por Redação

Mistura de nutrientes melhora memória de pacientes com Alzheimer

Pesquisadores do Massachusetts Institute of Technology, nos Estados Unidos, descobriram que um coquetel de nutrientes pode melhorar a memória em pacientes com doença de Alzheimer precoce.

Saúde Empresarial, por Redação

O que é um hospital inteligente?

Hospital Inteligente é o novo conceito cunhado pelos americanos para entidades de saúde totalmente digitalizadas. Este parece ser o futuro dos hospitais que buscam qualidade, eficiência e produtividade.

Saúde Empresarial, por Redação

SUS incorpora novos medicamentos para tratamento de infarto

Pacientes que sofrem de infarto agudo do miocárdio terão novas opções de tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) com a incorporação de mais quatro medicamentos para diagnóstico, cuidado e prevenção.

Deixe seu Comentário:

=