Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 24/01/2011 às 10:33:15

Como fica a questão da saúde mental?

Matéria de Claudia Collucci na Folha de São Paulo apresenta levantamento feito pela IMS Health (instituto que audita a indústria farmacêutica) demonstrou que o clonazepan (ansiolítico- Rivotril) é o segundo medicamento mais vendido no Brasil (só perde para o anticoncepcional Microvlar). Entre 2006 e 2010 houve um aumento de 36% nas vendas, que chegaram a 18,45 milhões de caixinhas.  Trata-se de um cenário brasileiro, pois em muitos países há uma redução no consumo destes medicamentos.

Muitos estudos têm demonstrado que a questão da saúde mental e emocional é de fundamental importância. Está associada a aumento nos custos de hospitalizações, utilização do sistema de saúde, absenteísmo, presenteísmo, acidentes no trabalho e doenças ocupacionais. Deste modo, está fortemente relacionada aos custos diretos e indiretos em saúde.

No entanto, o tema é abordado apenas de forma marginal pelos gestores em saúde. As operadoras passaram a oferecer algum tipo de cobertura apenas após exigências legais e da ANS. No entanto, se observa que ao invés de se aproveitar a oportunidade para buscar modelos de prevenção e tratamentos efetivos, em geral há a oferta de serviços de qualidade discutível e sem o devido acompanhamento de resultados.

Por outro lado, as empresas têm constatado que os afastamentos agrupados no código "F" do CID (doenças mentais e emocionais) estão entre os mais prevalentes, mas não enxergam a questão de maneira estratégica. As abordagens relacionadas à gestão do stress são frequentemente superficiais e, não raro, de caráter meramente lúdico.

Sente-se também a falta de profissionais de saúde que possam realizar abordagens (de prevenção e tratamento) efetivas, seguindo protocolos cientificamente aprovados. Volta-se à questão da formação profissional.

Enfim, o tema saúde mental e emocional deve estar na pauta do planejamento dos gestores em saúde e ser enxergado como estratégico.

Fonte: www.saudebusinessweb.com.br | 24.01.11


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Butantan prepara testes de vacina contra dengue

O Instituto Butantan espera iniciar em um mês em São Paulo os testes em voluntários para o desenvolvimento de uma vacina brasileira contra o vírus da dengue. A expectativa é de que até 2015 o medicamento seja colocado à venda no País.

Saúde Empresarial, por Redação

Médicos e enfermeiros fazem ato em São Paulo em favor do SUS

O presidente do Sindicato dos Médicos de São Paulo (Simesp), Cid Carvalhaes, defendeu neste último domingo (26) a necessidade de um fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), em ato que ocorreu no Parque do Ibirapuera.

Saúde Empresarial, por Redação

90% dos familiares de pacientes preferem tratamento em domicílio

O Grupo Hospitalar Santa Celina realizou uma pesquisa com 20 cuidadores sobre os principais desafios no cotidiano de quem convive com um familiar doente sob os cuidados de um programa de home-care.

Deixe seu Comentário:

=