Publicado por Redação em Dental - 29/10/2013 às 15:14:22

Planos odontológicos empregam a maior parte dos dentistas

Um mercado que cresceu quase 525% desde 2001 é também o principal responsável pela ocupação da maioria dos dentistas do país. Com aproximadamente 19 milhões de beneficiários, os planos odontológicos mantém vínculo com nada menos do que 253,5 mil dentistas (65%), de um total de 390 mil profissionais que o país possui atualmente.

Desse montante, 64,7% são cirurgiões dentistas; 24,4% são atendentes de saúde bucal; 5,2% são técnicos em prótese dentária; 4,2% são técnicos em saúde bucal e 1,2% são auxiliares de prótese dentária, segundo estatística do Conselho Federal de Odontologia.Em sua maioria, os planos odontológicos são oferecidos por empresas de odontologia de grupo, cooperativas, medicina de grupo, autogestão, entre outras modalidades. “Contamos hoje com aproximadamente 14 mil cirurgiões dentistas em nossa rede credenciada”, garante Claudio Aboud, diretor de Administração do INPAO Dental, operadora pioneira de assistência odontológica no Brasil. “E com o aumento constante da demanda por esse benefício, principalmente pelas empresas, já planejamos expandir nosso atendimento em outras regiões do país, o que significa a contratação de mais profissionais”, completa.

De acordo com o Sindicato Nacional das Empresas de Odontologia de Grupo (Sinog), que responde por mais de 50% do número de usuários de planos odontológicos no Brasil através de suas associadas, a odontologia já é o segundo benefício mais solicitado pelas empresas. Atualmente, o setor gera mais de 3,5 mil empregos diretos e 78 mil indiretos.

Apesar desse crescimento, a saúde bucal no Brasil ainda é bastante deficitária. Segundo dados da Pesquisa Nacional de Amostras de Domicílios, promovida pelo IBGE, cerca de 22,5 milhões de brasileiros nunca foram ao dentista, ou seja, 11,7% da população total (190 milhões de pessoas). Além disto, 8 milhões com mais de 30 anos já utilizam próteses, apenas 3,8% das crianças com 5 anos estão livres de cáries, 12,8% da população adulta com mais de 35 anos possui mais de 20 dentes, três em cada quatro idosos não possuem nenhum dente, 2,5 milhões de adolescentes nunca foram ao dentista e apenas 9,8% têm planos odontológicos.
 

Fonte: http://www.monitormercantil.com.br


Posts relacionados

Dental, por Redação

Chocolate amargo é mais indicado para manter saúde bucal

Não existe hora para comer chocolate, ele vai bem em bolos, sorvetes, bebidas e o próprio tablete é uma perdição. Mas o clima frio parece que combina ainda mais com essa delícia, que chega a ser vício para muitas pessoas.

Dental, por Redação

Acupuntura supera tratamento convencional em problemas odontológicos

Além dos tradicionais instrumentos para realização de procedimentos odontológicos, os dentistas já podem contar com novas aliadas no tratamento dos pacientes: agulhas ultrafinas, aplicadas em determinados pontos do corpo, na terapia de acupuntura.

Dental, por Redação

Como as escolas educam as crianças sobre saúde bucal

A odontologia moderna trabalha a prevenção como melhor forma de diminuir as doenças bucais. Este é o meio mais simples, barato e inteligente de garantir uma população saudável e consciente.

Dental, por Redação

Especialista esclarece mentiras sobre saúde bucal

Chicletes faz mal, o dente do siso sempre tem que ser removido, limão faz mal para os dentes. Afirmações como essas sobre saúde bucal são feitas há anos, mas será que tudo é verdade? O dentista Hugo Roberto Lewgoy esclarece dúvidas sobre a saúde bucal.

Deixe seu Comentário:

=