Publicado por Redação em Dental - 19/11/2014 às 11:02:32

Cuidar da boca pode acabar com dores de cabeça e de ouvido

Por orofacial é toda dor que se localiza na face e dentro da boca. São bastante comuns e chegam a afetar cerca de 20% da população. O problema pode vir da própria face ou de áreas próximas, como cabeça, pescoço e até mesmo da região do tórax.

Segundo Sílvia Siqueira, coordenadora do Comitê de Dor Orofacial da Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor, as causas mais comuns vêm de problemas dentários, das gengivas, língua e ossos maxilares. Além disso, doenças como câncer, problemas cardíacos, diabetes, artrite reumatóide e fibromialgia também podem causar esse tipo de dor. “Elas podem apresentar-se como dor de ouvido, dor de cabeça ou até dor nos dentes, e podem estar associadas também ao bruxismo (ato de ranger os dentes) e a disfunções temporomandibulares (ATM)”, diz.

Por conta das inúmeras possibilidades de causa, é importante que o diagnóstico seja feito de forma minuciosa e por um cirurgião-dentista especializado no tratamento das dores orofaciais. Já o tratamento desse problema pode e deve ser feito por uma equipe de profissionais de diferentes especialidades, principalmente no caso das dores crônicas, aquelas que duram mais de seis meses. Neurologistas, fisioterapeutas e psicólogos são alguns dos médicos que podem contribuir para esse tratamento.

Como evitar esse mal
A dor depende de múltiplos fatores para se estabelecer, que incluem aspectos emocionais, sociais, genéticos, doenças prévias, entre outros. Por isso, para Silvia, a melhor e mais eficiente forma de se prevenir é cuidando da saúde de uma forma geral.

“É preciso cuidar não somente da saúde física, mas da mental e social. Além disso, devemos estar sempre atentos à dor aguda (aquela de curta duração) para que não permaneça e se prolongue a ponto de se tornar crônica. O atendimento precoce para o diagnóstico correto podem ajudar nisso”, diz a especialista.  

No caso dos problemas bucais, que são as causas mais comuns dessa doença, o que ajuda é uma higiene bucal rigorosa feita com o auxilio do fio dental e dos raspadores linguais e visitas frequentes ao dentista.

Fonte: Terra


Linhas Financeiras

Posts relacionados

Dental, por Redação

Pesquisa revela que 27% dos Cirurgiões-Dentistas já sofreram furtos ou roubos

Um levantamento feito pelo Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) revela que 27,9% dos Cirurgiões-Dentistas que trabalham no estado já sofreram roubos ou furtos nos últimos cinco anos. Segundo a pesquisa, que ouviu mil profissionais da área, 19,2% já sofreram algum furto e 8,7% foram roubados. Os Cirurgiões-Dentistas vítimas de arrombamento somaram em 18,4%. A pesquisa indicou ainda a subnotificação dos crimes. Entre as vítimas de furto, 31% fizeram queixa à polícia. O índice sobe para 57% entre os que passaram por arrombamentos e para 78% entre os que foram roubados. Segundo o levantamento, 43% dos entrevistados sentem-se inseguros em seus consultórios. e acordo com o CROSP, o objetivo da pesquisa é conhecer as medidas de segurança adotadas pelos profissionais para que a instituição possa orientá-los na prevenção de crimes contra a categoria. “Hoje, pelo nosso levantamento, o uso de câmeras de vídeo e de alarmes são os recursos mais tradicionais, bem como as grades de proteção”, ressalta o presidente da entidade, Claudio Yukio Miyake. Os crimes contra os Cirurgiões-Dentistas passaram a chamar a atenção em 2013, após dois casos em que profissionais foram queimados vivos em seus consultórios. Em abril daquele ano, em São Bernardo do Campo, um grupo de ladrões ateou fogo ao corpo de Cinthya Magaly Moutinho de Souza, de 46 anos, após constatarem que havia apenas R$ 30 na conta da Cirurgiã-Dentista. Cerca de um mês depois, Alexandre Peçanha Gaddy também foi assassinado de maneira semelhante, em São José dos Campos, interior paulista. Fonte: EBC

Dental, por Redação

Entenda o que pode e não pode fazer nos dentes durante a gestação

Quando o teste de gravidez dá positivo, a lista de coisas para fazer, decidir e organizar não tem fim. Marcar uma consulta no ginecologista obstetra provavelmente é o item número um.

Deixe seu Comentário:

=