Publicado por Redação em Dental - 20/08/2014 às 10:50:05

Estudo indica que café pode evitar cárie e remover placa bacteriana

Pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro descobriram que um certo tipo de grão de café possui uma propriedade antibacteriana, e pode ajudar a prevenir doenças da boca. Se ele está forte, preto, sem açúcar, e com moderação, pode sim ajudar a manter a saúde dos dentes.

Os pesquisadores fizeram o teste com um extrato de Coffea canephora - um tipo de grão que representa 30% do café do mundo - em dentes de leite extraídos, e descobriram que o café quebra ativamente o biofilme bacteriano que causa placas dentárias, uma das principais causas de outros problemas com a boca.

A chefe da pesquisa, Andréa Antônio, disse que o grupo está sempre à procura de compostos naturais - alimentos e bebidas que possa ter um impacto positivo sobre a saúde dental. Os pesquisadores acreditam que os antioxidantes polifenóis do café foram provavelmente responsáveis pelo efeito da quebra, mas disseram que mais pesquisas são necessárias para estabelecer uma ligação direta.

Andréa afirma que “embora este seja um resultado interessante, temos de ter o cuidado de acrescentar que existem problemas associados com o consumo de café em excesso, incluindo a coloração amarelada e os efeitos da acidez sobre o esmalte do dente. A mesma coisa acontece se você tomar uma grande quantidade de açúcar e creme adicionados em seu café: os efeitos positivos sobre a saúde dental são, provavelmente, nulos”, reitera a professora.

Fonte: Correio do Estado


Posts relacionados

Dental, por Redação

Usafa promove ação de prevenção à saúde bucal em escola

Os alunos de 5 e 6 anos assistiram a um filme relacionado ao assunto e fizeram escovação supervisionada

Dental, por Redação

Alagoas debate sobre a implantação de flúor na água potável

Para discutir a importância de flúor na água potável de Alagoas para redução de cárie dental, a segunda edição do Fórum de Fluoretação das Águas de Abastecimento Público do Estado de Alagoas (Fluoral) reúne nomes importantes no cenário estadual e nacional para debater a real situação da Saúde Bucal dos alagoanos.

Dental, por Redação

Metade dos pacientes que usam aparelho ortodôntico são adultos

Usar aparelho ortodôntico é a alternativa mais procurada para corrigir as alterações dentofaciais. Antigamente havia certo preconceito com relação à utilização destes dispositivos em adultos.

Deixe seu Comentário:

=