Publicado por Redação em Dental - 22/11/2013 às 11:49:28

Substância em creme dental pode causar problemas cardíacos

Uma substância usada em batons e cremes dental pode causar problemas cardíacos e musculares, de acordo com cientistas. Eles descobriram que o triclosano, um agente antisséptico presente nesses produtos, pode impedir que os músculos, incluindo o coração, recebam sinais do cérebro. As informações são do Daily Mail.

Em um estudo feito com ratos, os pesquisadores notaram uma redução da função cardíaca em 25% durante 20 minutos de exposição. Por isso, alertam para os possíveis danos à saúde humana. Isso acontece porque o produto químico interrompe o fluxo de íons de cálcio, que traz os sinais elétricos do cérebro para os músculos.

No entanto, reguladores e outros especialistas afirmam que os níveis de triclosano são seguros nestes produtos e que as doses injetadas em camundongos foram maiores do que aquelas a que as pessoas estão expostas. Segundo a lei da União Europeia, a substância pode ser usada em concentrações de até 0,3% em cosméticos.

Embora estudos anteriores já tenham mostrado que o triclosano pode ter ligações com problemas de tireoide e fertilidade, esta é a primeira vez que seus efeitos tenham sido testados em músculos.

"Para uma pessoa saudável, 10% a menos da função do coração pode não ser relevante, mas se você tiver uma doença cardíaca, pode fazer uma grande diferença”, disse Isaac Pessah, líder do estudo publicado na revista Proceedings.

Fonte: www.terra.com.br


Linhas Financeiras

Posts relacionados

Dental, por Redação

Por que o gosto da comida é ruim depois de escovar o dente?

Quem nunca comeu alguma coisa logo depois de escovar os dentes e percebeu que o gosto tão delicioso daquele alimento tinha ficado meio amargo?

Dental, por Redação

A importância dos cuidados com a boca durante a gravidez

Os hormônios da gestação mexem muito com o corpo e facilitam, inclusive, a ocorrência de problemas dentários. Saiba por que você precisa tomar um cuidado extra com a saúde bucal durante os nove meses

Deixe seu Comentário:

=