Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 28/01/2011 às 18:09:14
Ministro planeja criar equipe nacional de resgate SUS
O Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou nesta sexta-feira (28) em cerimônia realizada pelo Sindicado dos Médicos de São Paulo (Simesp), que pretende criar uma equipe nacional de resgate do Sistema Único de Saúde (SUS).
Os mais de 4 mil profissionais voluntários que se candidataram para ajudar a região Serrana do Rio de Janeiro - fortemente afetada pelas recentes enchentes - reforçam, segundo Padilha, que uma iniciativa como essas seria bem sucedida.
"O povo brasileiro é muito solidário por natureza. Queremos profissionalizar isso e, em breve, aprimoraremos essa ideia de uma equipe nacional de resgate", disse.
Durante a cerimônia, o presidente do Simesp, Cid Carvalhaes, reforçou a expectativa que as entidades médicas têm em relação ao governo da Dilma Rousseff juntamente com Padilha.
Entre elas, estão: regulamentação da Emenda Constitucional 29, carreira de Estado para médicos, piso salarial definido, orçamento próprio para a saúde, entre outras.
Homenagem
Durante o encontro entre os representantes da classe médica e os representantes do Ministério da Saúde, Padilha recebeu a Comenda Flamínio Fávero - criada pelo sindicato em reconhecimento aos médicos que se destacaram em sua vida profissional.
Alexandre Padilha foi - até o final do mandato do governo Lula - ministro da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República.
De acordo com o Simesp, Flamínio Fávero foi escolhido por ser considerado um dos maiores médicos legistas do Brasil. Fávero foi professor da Faculdade de Medicina de São Paulo e teve papel fundamental na organização sindical da categoria médica no estado de São Paulo.
Foi um dos seus fundadores e o primeiro presidente deste Sindicato. Também ajudou a criar o Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo, sendo o primeiro presidente da entidade, inaugurando a numeração de identificação profissional, com o CRM número 1.
Fonte: www.saudebusinessweb.com.br | 28.01.11
Posts relacionados
Estados terão R$ 28,5 milhões para qualificar gestão do SUS
Recursos são destinados a ações de apoio, capacitação das novas gestões municipais de saúde, fortalecimento das Regiões de Saúde, entre outras finalidades
Hospital Ortopédico da Amil vai ganhar central de material esterilizado
Previsto para inaugurar no começo de junho, o Hospitalys - que vai ocupar a área hospitalar desativada da Associação Brasileira Beneficiente de Reabilitação (ABRR), no Jardim Botânico
SP oferece quatro cursos gratuitos para profissionais da saúde
O Instituto da Saúde, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, abriu inscrições para quatro cursos de aperfeiçoamento e atualização destinados a profissionais que trabalham na área de saúde.
Exame para detecção de anemia falciforme é incluído no pré-natal
No ultimo dia 8 de março, o Ministério da Saúde anunciou a inclusão do exame para a detecção da anemia falciforme na lista dos procedimentos realizados no pré-natal na rede pública de saúde.
Uso de energia limpa em hospitais
A aplicação, em medicina, de técnicas e conceitos de física, matemática e computação permitiram que o tratamento e a prevenção de doenças se tornassem práticas mais eficientes. Isto diminuiu o tempo de tratamento, gerando o mínimo de efeito colateral para o paciente.


